Dicas de Turismo

Conheça Itapema – SC

Não é a toa que Itapema é a terceira cidade mais visitada por turistas em Santa Catarina e uma das mais famosas cidades do litoral catarinense. Itapema, chega a receber por ano centenas de milhares de turistas brasileiros e estrangeiros, principalmente argentinos. Além das praias agitadas e urbanizadas do centro, oferece também outras mais sossegadas, todas com mar azul e calmo e areias claras.

Inserida na área que, com Porto Belo e Bombinhas compõe a Costa Esmeralda , Itapema faz juz a este título, pela cor verde esmeralda da sua preciosa fatia de mar. De um lado uma Itapema urbana, com inúmeros empreendimentos imobiliários de arquitetura moderna e eclética, intenso comércio com vida própria, completa infra-estrutura turística e uma população flutuante, chegando a aproximadamente 120 mil habitantes no verão.

Mas também há uma itapema diferente que se revela e vislumbrante, com praias que se destacam entre as mais desejadas do Brasil, diferentes tons de verde que evidenciam a exuberância que cercam a cidade, onde córregos e pequenas cascatas descem dos morros, excelentes para serem escalados. Além disso, rios de águas cristalinas com abundância de peixes, encontram-se envoltos pela vegetação ciliar ainda intacta. Neste cenário vive uma população fixa hospitaleira, porém, concentrada na preservação de sua cultura e hábitos culturais.

Meia Praia é praia mais badalada, é extensa, urbanizada e muito procurada pelos turistas. Pela infraestrutura que possui. É a maior praia de Itapema, com 4938 metros de extensão. Caracteriza-se pelo grande número de construções civis, comércio ativo, bares e restaurantes em sua orla e avenida principal. Por isso não se pode deixar de visitar a Meia Praia a mais freqüentada e de melhor estrutura de serviços, onde são realizados inúmeros eventos esportivos, e ao Costão de Itapema-Centro, considerado um dos pontos mais bonitos, de onde se pode observar toda a orla marítima.
Os ecoturistas também são atraídos a Itapema já que as belezas locais vão além das praias. A região é propícia para as aventuras ecológicas, com trilhas que cortam a vegetação nativa, nascentes de rios e cascatas. Um dos locais de visita frequente de ecologistas é a Pedra da Gurita, antigo marco da navegação, situado a dez quilômetros do centro. Seu ponto culminante tem 200 metros de altura.

Itapema, é um dos municípios que compõem a Costa Esmeralda, no litoral norte de Santa Catarina. É uma cidade sofisticada e esta característica é facilmente percebida pelo turista, quando se avista os diversos barcos e iates que flutuam em suas águas. Mas não é só isto. Situada em uma baía cercada por ramificações da Serra do Mar, Itapema oferece também infra-estrutura hoteleira de primeira linha. São aproximadamente três mil leitos. Além disso, há muitas pousadas de bom padrão, campings estruturados e aluguéis por temporada.

Uma cidade que tem como vocação o turismo durante todo o ano. Além do mais, Itapema tem também um comércio ativo, que inclui quatro centros comerciais, além de um grande número de bares, restaurantes e casas noturnas, que ficam lotados no verão e animam a as noites na cidade e na praia.

Além da praia Meia Praia, Itapema reúne também as praias da Ilhota e do Cabeço (própria para surfe); o Canto da Praia, reduto dos pescadores; Praia do Estaleiro e Praia da Ilhota, esta ainda agreste, de mar aberto e ondas fortes.

Lugares de destaque em Itapema são o Rancho do Perê e o Café Pinhão.

A localização de Itapema é privilegiada, à beira da duplicada BR-101; vizinha a Balneário Camboriú (12km), a praia mais movimentada do sul do país;  distante pouco mais de meia hora de Florianópolis (60km), a bela capital catarinense, e porta de entrada dos municípios de Porto Belo e Bombinhas.

O turista hospedado em Itapema pode, em viagens curtas e em estradas seguras e confortáveis, conhecer os principais atrativos turísticos de Santa Catarina.

Uma outra vantagem de comprar imóveis ou passar férias em Itapema é que tem um código de construções foi rigidamente implantado, há poucos edifícios altos o que garante a plenitude do sol na praia durante quase todo o dia.

A cidade ainda tem algumas dificuldades de infra-estrutura, especialmente no trânsito mas para quem vai a um paraíso desses não custa deixar o automóvel na garagem e aproveitar a beleza natural do lugar.

O contraste de 7 Km de litoral com os costões de pedras e a Mata Atlântica que formam um anfiteatro natural em torno do mar é impressionante. Percorrer alguns caminhos, visitar mirantes e conhecer as cascatas entre a Mata é um programa muitissímo agradável.

Na gastronomia Itapema reúne alguns dos mais conceituados restaurantes de frutos do mar do Sul do Brasil, mas de forma geral o turista pode fazer boas refeições a preços módicos, o que aliás é uma característica de todo esse trecho do litoral catarinense.

Praia Central e Meia Praia

Recantos onde a tradição dos pescadores descendentes de açorianos mostra-se com evidência, balneários modernos e urbanizados ou retiros agrestes compõem a paisagem do litoral de Itapema. As praias mais procuradas pelos turistas são a Central e a Meia Praia. A mesma faixa de areia ganha nomes diferentes devido à grande extensão, que encontra no Rio Perequê a divisa com Porto Belo.

As duas praias mais famosas de Itapema são totalmente urbanizadas e ficam repletas no verão. Oferecem atividades como jet ski, banana boat, vela e outros espor¬tes. O comércío é diversificado. Também há bares com música ao vivo, restaurantes e hotéis. Apesar dos prédios na orla, pode-se tomar sol na praia durante quase todo o dia devido à baixa altura das edificações, planejadas para evitar sombra na areia. A água de temperatura agradável garante banhos prazerosos.

Na Praia Central, um acidente geográfico e a ação do homem criaram uma paisagem apreciada pelos turistas. No encontro do Rio Bela Cruz com o mar, a Ponte dos Suspiros serve de cenário para muitas fotografias. Feita de pedras, com arcos nas laterais da cobertura, faz a ligação para pedestres entre dois trechos da praia.

Distante 3,5 km do Centro e com acesso rápido a partir da BR-101, a Praia de Ilhota surpreende pela beleza de seu costão Norte, coberto por matas contrastando com as pedras e o mar. Quase no limite com Balneário Camboriú, a praia de 755 m de extensão é inclinada e o mar ganha profundidade rapidamente, formando ondas fortes e desafiadoras. Há restaurantes especializados em frutos do mar na orla. Itapema possui ainda a praia do Cabeço, ou Grossa, de difícil acesso, e a “Praia do Plaza”, com boas ondas para surfe e assim chamada em referência ao Hotel Plaza Itapema, resort instalado do local.

Costão e Canto da Praia

 

Conhecido como “Reduto dos Pescadores”, o Canto da Praia impressiona pela beleza. No local concentram-se as embarcações dos pescadores artesanais, muitos descendentes dos açorianos que povoaram o litoral catarinense.

Hoje, além de capturar peixes e crustáceos, estes homens desenvolveram a maricultura, cultivando ostras e mariscos usados na culinária tipica. Localizados em posição privilegiada, com vista panorâmica das praias Central e Meia Praia, os restaurantes do lugar unem sabor àcontemplação da paisagem.

Pode-se ter outra visão impressionante da orla de Itapema caminhando pelas pedras do Costão. As diferentes tonalidades que o mar adquire sobre o fundo rochoso, o barulho das ondas e a brisa marinha proporcionam um passeio deslumbrante. Os praticantes da pesca de arremesso também encontram neste lugar sossegado uma boa opção.

Passeios de Barco

 

No Costão situa-se o trapiche na qual são realizados os embarques e desembarques dos pas¬seios de barco.

Embarcações de pescadores podem ser usadas para passeios turísticos com roteiro personalizado. Escunas

oferecem itinerários por Itapema e municípios vizinhos, um dos trechos mais bonitos do litoral catarinense, chamado de Costa Esmeralda em virtude da tonalidade do mar.

Os passeios com saída pela manhã percorrem a costa de Itapema, Porto Belo e Bombinhas, até a Ponta da Sepultura, onde ocorre uma pausa de 30 minutos para mergulho antes do retorno. A duração da viagem até o desembarque é de 3 horas e meia a 4 horas. À tarde, as escunas costumam fazer passeios mais curtos, seguindo rumo Sul até os barzinhos flutuantes, na Praia do Caixa D’Aço, em Porto Belo. Com a parada de 30 minutos para banho no local e a volta até Itapema este percurso leva cerca de 2 horas e meia. Também são oferecidas saídas noturnas até a Ponta de Porto Belo para pescaria de peixe espada e lula, com duração de até 5 horas.

Escunas Piratas – Pier porto das águas
Fone: (47) 3368-3145

lnterior

Além das praias, Itapema dispõe de alternativas de diversão para quem gosta do contato com a natureza agreste. Na localidade de Sertão do Trombudo fica a Cascata do Sertão, distante 9 km da BR-101. Para chegar lá, basta seguir para o interior no mesmo trevo que também dá acesso à Meia Praia. Após curto trecho em paralelepípedos, a estrada de chão revela o lado rural do município. Um engenho de farinha lembra a tradição dos colonizadores açorianos.

Alguns pesque-pagues oferecem áreas para lazer e pescaria. Na única bifurcação do caminho, pega-se à esquerda.

A Cachoeira do Sertão apresenta um riacho com pedras, locais para banho sem muita profundidade e pequenas quedas d’água.

Uma maneira interessante de conhecer o interior de Itapema é em passeios off-road. Dirigido pelo guia, um veiculo 4×4 percorre os morros mais afastados do Centro em direção ao Morro dos Macacos, em Camboriú. No trajeto descortinam-se vistas panorâmicas, cachoeiras e pontos pitorescos.

Trilha e  Aventura Turismo
Rua .151, Centro Comercial Madre Paulina, sala 03. Centro.
Fone: (47) 3369-4444

Estrela do Mar
Av. Nereu Ramos, 650, Centro.
Fone: (47) 3368-5833
[email protected]
www.itapematur.com.br

Informações Turísticas
Fone: (47) 3368-2486
www.itapema.sc.gov.br
www.culturaitapema.com.br

Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau
Fone:: (47) 3369-8492
www.conventioncostaesmeralda.com.br

Fonte : Secretaria de Turismo e Prefeitura de Itapema
Fotos : Fábio R. Monteiro Jr. | Flávio Nascimento | Renata Diem | Mauro Queiroz | Vanessa Mendes

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo