Dicas de Turismo

Blumenau em Santa Catarina – A Europa no Brasil

(Out/2009) – Conheça a Europa no Brasil Um pedaço da Alemanha no Vale do Itajaí em Santa Catarina. A herança dos imigrantes está por toda parte: da arquitetura em estilo enxaimel à boa mesa, que tem o marreco recheado como prato típico. Sem contar a paixão pela cerveja e o perfil dos moradores – a maioria tem cabelos loiros e olhos azuis.

A cidade de Blumenau é conhecida como uma das cidades com maior influência germânica em sua cultura e história. Começou com colonizadores no Vale do Itajaí, que no passado era uma toda habitada por índios das tribos Kaigangs, Xoklengs e Botocudos, que durante anos enfrentaram os brancos contra o progresso da colonização.


Em 1850, o médico farmacêutico e filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, recebeu do governo Provincial uma área de terra, para nela estabelecer uma colônia agrícola, com imigrantes europeus. Por isso a cidade guarda fortes características europeias, encantando visitantes do Brasil e do exterior por sua arquitetura, gastronomia, natureza exuberante, indústrias, chope gelado e festas.

Para fazerem parte da Colônia fundada pelo Dr. Blumenau inicialmente chegaram 17 colonos e depois outros grupos de colonos atravessaram o Atlântico e vieram aumentar o número de agricultores e cultivadores, que se estabeleceram ao longo do curso dos rios e ribeirões de Blumenau.

Av Beira RioNo começo a colônia era uma propriedade particular do fundador. Mas as dificuldades financeiras fez com que procurasse o Governo Imperial que encampou empreendimento. O Dr. Blumenau foi conservado na direção da colônia, mesmo quando esta foi elevada à categoria de município, em 1880. Herança dessa história, por uma característica única de colonização, a microrregião de Blumenau possui costumes e tradições semelhantes. Inicialmente colonizada por alemães, seguidos de italianos e poloneses, com uma corrente recente de habitantes do Vale do Rio Tijucas, as cidades da microrregião incorporaram principalmente a cultura alemã e italiana.


O antigo território do município de Blumenau, que em 1934 compreendia uma área de 10.610 quilômetros quadrados, está hoje reduzido a 531 quilômetros quadrados apenas. Desses desmembramentos resultaram nada menos que 31 novos municípios. Força e trabalho hoje caracterizam a cidade que desde os primeiros anos destacou-se das demais colônias surgidas na então província catarinense.

Podem ser encontrados, ainda, fragmentos de dialetos da língua alemã; trajes típicos e danças que hoje repousam em museus do folclore europeu ainda palpitam com suas vivas colorações e são parte integrante das manifestações culturais da gente de Blumenau.

Prédio da PrefeituraEmbora o fundador desejasse desenvolver uma colônia agrícola, a história mudou seu rumo e Blumenau voltou-se para o setor industrial. Vinte anos após a fundação, a colônia já contava com pequenas empresas de manufaturados. Localizada estrategicamente próxima as importantes cidades do Mercosul e da estrutura portuária do Estado, é referência na educação, infraestrutura e mão de obra qualificada.


Hoje, com mais de 150 anos, Blumenau destaca-se pela economia pujante, na preservação do meio ambiente e na força produtiva e empreendedora da cidade. O que não falta em Blumenau são sotaques diferentes, influência das várias etnias que ajudam a tornar a cultura da cidade rica na diversidade.


Óculos de Marca Original - Arte Óptica

As marcas mais desejadas: Chloé, Illesteva, Spektre, Dolce & Gabbana, Gucci, YSL e muito mais. Todos com certificado de autênticidade. Saiba mais


Os trajes típicos e danças ainda fazem parte das manifestações culturais nos clubes de Caça e Tiro e festas típicas. Blumenau é o típico exemplo de município que conseguiu unir suas origens europeias ao jeito de ser brasileiro. Uma mistura fantástica e rica. Um lugar fantástico para passar as férias, viver e morar. A cidade é um excelente centro de compras, oferecendo produtos como cristais e artigos têxteis, reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Conhecida como cidade organizadora de grandes eventos e festas populares, com infraestrutura profissional é sede do maior Centro de Eventos de Santa Catarina, o Parque Vila Germânica. Blumenau é, sem dúvida alguma, em cada atração que organiza, uma festa para os olhos.

A cidade, polo econômico do Vale do Itajaí, conta com cerca milhares de indústrias – incluindo pequenas e médias empresas: seis mil estabelecimentos comerciais e milhares de prestadoras de serviço. ImageO setor secundário também é de grande importância para a economia blumenauense, representando uma fatia de 36% da PEA. A atividade têxtil é o carro/chefe do setor, e possibilita a entrada de recursos estrangeiros, oriundos da exportação.


A indústria têxtil corresponde por 70% da arrecadação tributária do município.

Os produtos de Blumenau dispensam apresentação, não somente os artigos de cama, mesa e banho, bem como as malhas, porcelanas, e também os cristais, tão apreciados no Brasil e no exterior. Blumenau possui uma das maiores rendas per capita do país, aproximadamente US$ 7.000,00 e está entre os municípios mais desenvolvidos do País, sendo uma cidade em situação de privilégio.

Fotos :  Roni Vahdiek
ai/UNO


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo