Notícias Gerais

Congresso Brasileiro de Apicultura abordará novas tecnologias dia 21/5 em Cuiabá

Florianópolis – fO analista do Sistema de Inteligência Competitiva Setorial (SIS) do Sebrae/SC para o setor de apicultura, James Arruda Salomé, figura na lista de palestrantes confirmados do “18º Edição do Congresso Brasileiro de Apicultura e o 4º de Meliponicultura”, que acontece de 19 a 22 de maio de 2010, em Cuiabá, no Mato Grosso. Salomé apresentará ao público a palestra “Novas Tecnologias Aplicadas à Apicultura”, no dia 21. O público estimado para o evento é de 10.000 pessoas, dentre congressistas (2.500) e visitantes (7.500).

Na ocasião, Salomé acessará o portal do SIS, projetado em um telão. Por meio dos relatórios de inteligência do projeto, disponibilizados aos apicultores participantes do SIS, o analista abordará as principais novidades tecnológicas que têm aprimorado o manejo da atividade apícola tanto no Brasil, como no exterior, a exemplo do alimentador em plástico injetado Dolittle.  
Inteligência Competitiva Setorial – A inteligência competitiva (IC) é uma prática que visa dar suporte à tomada de decisão de pessoas e organizações. É adotada tanto por micro e pequenas empresas como por multinacionais. “Nosso objetivo é aumentar a assertividade das decisões em prol da competitividade. Por meio de relatórios e consultorias, subsidiamos os participantes do SIS com informações estratégicas e analisadas sobre a atividade apícola”, diz Douglas Luís Três, gestor estadual do SIS em Santa Catarina.

No projeto de IC do Sebrae/SC, uma equipe de pesquisa monitora constantemente, em diferentes meios de comunicação e junto a fontes primárias, informações que influenciam a prática da apicultura. Os assuntos monitorados são variados e abrangem desde mudanças climáticas a alterações na legislação, inovações tecnológicas, concorrência e mercado. Analistas especializados interpretam e analisam os dados coletados, “transformando-os” em produtos de inteligência que auxiliam os apicultores em momentos decisórios.

O SIS atende pelo menos 300 profissionais ligados à atividade apícola em Santa Catarina. Eles fazem parte de diferentes Arranjos Produtivos Locais (APLs). Os apicultores cadastrados e residentes no estado podem solicitar gratuitamente relatórios de inteligência e consultorias à equipe do SIS.  O Sebrae/SC estuda a possibilidade de expandir a atuação do projeto a outras regiões do país ainda em 2010.


Para conhecer o SIS, acesse: www.sebrae-sc.com.br/sis.

18º CBA – O congresso é promovido pela Federação das Entidades Apícolas de Mato Grosso (Feapismat), juntamente com a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), o SEBRAE e o Governo do Estado de Mato Grosso.  O Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, será o palco das atividades do 18º CBA, que terá palestras, mesas-redondas, oficinas, mini-cursos, painéis científicos, além de uma feira de oportunidades de negócios apícolas e uma rodada de negócios.

Fonte: Talita Garcia/assessoria de imprensa SIS/Sebrae
AI/Redação 24 Horas


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios