Notícias Regionais

Conferência Nacional de Segurança Pública

Brusque – A inédita Conferência Nacional de Segurança Pública, Conseg, iniciou os debates na manhã desta quinta-feira, 4, em Brusque. A etapa municipal prossegue até às 12h desta sexta-feira, 5, e está sendo realizada no campus do Centro Universitário de Brusque, Unifebe.

Entre os temas debatidos, estão a reforma nas políticas de Segurança Pública, a criação de um Sistema Único de Segurança Pública, a criação de um órgão que garante a manutenção do elo entre governo e sociedade, valorização dos policiais, reintegração de ex-presidiários e humanização dos presídios. Nesta sexta-feira, 5, último dia da Conseg, ainda será realizada a votação das propostas levantadas durante os dois dias.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito de Brusque, Paulo Eccel, do presidente da Comissão Organizadora Municipal, Vilanir Eracles Santos, e também de autoridades municipais e estaduais ligadas à área de Segurança Pública.

Durante a solenidade de abertura da Conseg, o prefeito Paulo Eccel destacou a importância de sediar o evento em Brusque. “É um momento impar em Brusque e nacionalmente. Não estamos aqui para cumprir tabela. Estamos aqui para discutir sobre Segurança Pública e encaminhar o relatório à Brasília, onde também serão discutidas e definidas novas diretrizes”, disse.

Eccel ainda lembrou que o setor de segurança era a única área que ainda não tinha realizado uma conferencia nacional.

Para o diretor da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania do Estado de Santa Catarina, Marcos Pamplona, a Conferência Nacional de Segurança Pública servirá para criar um elo entre poder público e sociedade civil. “A Conferência vem para quebrar o paradigma que só o Poder Público tem o dever de proporcionar segurança à população. Vem para receber a sociedade nesse processo”, comentou.

Na manhã desta quinta-feira, órgãos públicos e sociedade civil presenciaram uma breve palestra sobre o que é Segurança Pública, ministrada pelo Major da Polícia Militar, Moacir Gomes Ribeiro.

Além da palestra do Major, o texto base sobre o que será discutido nos dois dias de evento foi explicado por Marcos Pamplona. O texto base é composto por sete eixos que serão debatidos durante a Conseg. Entre os temas que serão levantados, está a reforma nas políticas de Segurança Pública, a criação de um Sistema Único de Segurança Pública, a criação de um órgão que garante a manutenção do elo entre governo e sociedade, valorização dos policiais, reintegração de ex-presidiários e humanização dos presídios. Nesta sexta-feira, 5, último dia da Conseg, ainda será realizada a votação das propostas discutidas durante os dois dias.

Composição da mesa

Prefeito de Brusque
Paulo Roberto Eccel

Prefeito de Botuverá
Zenor Sgott

Reitora da Unifebe
Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli

Representante da SDR
Evandro Carneiro Flora

Representante Câmara Vereadores
Edson Rúben Muller

Coord. Executivo da Comissão Organizadora
Vilanir Eracles dos Santos

Representante do Comando Geral da Polícia Militar de SC
Tenente Coronel João Schorne de Amorim

Comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar de Brusque
Tenente Coronel Valberto Del’Antonia

Representante do Diretor do Fórum
Antônio Carlos Weidgang

Representante da Delegacia Regional de Polícia
Delegado Fernando D. Faveri

Representante da OAB e presidente da Subseção de Brusque
Marcellus Augusto Dadan

Representante do Corpo de Bombeiros de Brusque
Capitão da Companhia José Gambá Jr.

Deputado Estadual
Aderbal Cabral

Presidente do Conselho Penitenciário Estadual
Ricardo José de Souza

Diretor da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania do Estado de SC
Marcos Pamplona

Programação:
Dia 05/06
8h30 às 9h45 – Votação das Propostas
9h30 às 10h – Coffe Break
10h às 11h30 – Plenária
11h30 às 12h – Encerramento

ai/UNOPress

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo