Comportamento

Como superar a ansiedade pré-vestibular

O segundo semestre é o período do ano marcado pelos vestibulares e concursos. Dificilmente os alunos que vão prestar vestibular conseguem ficar calmos neste período. Não existe fórmula mágica para eliminar a ansiedade, mas é possível reduzir o nervosismo e o estresse antes dos períodos de provas.

Segundo a Fisioterapeuta, Acupunturista e Consultora em saúde e bem estar, Daniele Veiga, a ansiedade é um estado emocional caracterizado por um conjunto de reações psicológicas, fisiológicas e físicas relacionadas a situações de risco ou perigo, que causam estresse ao indivíduo.

Sintomas: Os sintomas mais freqüentes identificados nos pré vestibulandos são nervosismo, medo, incapacidade de relaxar, sensação de calor, indigestão, aceleração do coração, dificuldade de respirar, sensação de sufocação, tremores nas mãos. “Em graus elevados, a ansiedade e o estresse pode prejudicar o rendimento, a concentração e a memorização”, relata a doutora.

Durante a fase de preparação para o vestibular, o candidato pode enfrentar, além das incertezas relacionadas ao seu desempenho no dia da prova, a forte cobrança da família e de amigos, situação que também acaba contribuindo para o surgimento da ansiedade que, em muitos casos, prejudica o desempenho do aluno.

Alternativa: Para que a ansiedade não gere problemas mais graves, levando a transtornos como síndrome do pânico, depressão e estresse pós-traumático, a preparação para provas ou concursos pode vir com acompanhamento terapêutico e sessões de acupuntura. “É interessante que pelo menos um (1) mês antes do vestibular o aluno faça algumas sessões de acupuntura para reduzir e aliviar a ansiedade e o estresse. Para melhorar o desempenho do candidato, é possível, também, acionarmos alguns pontos de acupuntura especificos para memorização e concentração”, orienta a Consultora.

por Dra. Daniele Veiga

Fisioterapeuta e Acupunturista. Credenciada no Conselho Brasileiro de Fisioterapia, formada pela Associação Brasileira de Acupuntura, pelo Instituto Phillippe Souchard em RPG (reeducação postural global) e membro da Sociedade Brasileira de RPG (reeducação postural Global). Crefito3 – 96734F. 

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo