Notícias Gerais

Como é o Tempo e o Clima em Santa Catarina

O Estado de Santa Catarina, fica localizado na parte sul do Brasil, tem uma espécie de clima subtropical úmido com chuvas bem distribuídas ao longo do ano, com variações de temperaturas sazonais não muito altas e com quatro estações distintas. Os invernos são frios, especialmente nas regiões montanhosas.

O subtropical é o tipo climático da baixada litorânea e das porções de menor altitude do planalto (extremidade oeste e vale do rio Uruguai). Possui temperaturas médias registradas de 20º C, na baixada e no vale do Uruguai, e 18º C, na extremidade oeste; a quantidade de chuvas, com boa distribuição ao longo do ano, alcança 1 500 mm por ano.

O subtropical é o tipo climático do restante do planalto. Possui temperaturas médias registradas entre 18 e 16º C por ano. As temperaturas de verão e de inverno são diferentes, e isso pronuncia-se bastante, com uma amplitude térmica acima de 90º C por ano. As invernadas são bem frias: em algumas regiões, são observados anualmente cerca de 25 dias de geada. A quantidade de chuvas é igual à do tipo anterior. O fato único, no entanto, é que uma diminuta porção chuvosa cai no formato de neve na região de São Joaquim, especialmente a região do Brasil onde neva muito mais, assim como em nações do hemisfério norte como Canadá, EUA e Rússia.

As chuvas são um pouco menos abundantes nos meses de Outono e no inverno entre Abril e Agosto, mas eles são bem distribuídas em cada mês do ano. A quantidade de chuvas é bastante abundante, varia entre 1.500 mm e 1.700 mm. Nas áreas mais altas do planalto geladas bem como neve são possíveis no inverno.


As temperaturas variam com a altitude. Nos planaltos do interior do Estado as temperaturas de inverno estão entre as mais baixas do Brasil. São Joaquim, um lugar que fica em mais de 1.300 metros de altitude, tem temperaturas de Inverno nos meses entre Junho e Agosto, que variam entre 6°C (mínima) a 15°C (máxima). No verão entre Dezembro e Fevereiro as temperaturas máximas estão em torno de 23°C, enquanto que as temperaturas mínimas vão parar a 13°C.

Ao longo da costa as temperaturas são mais amenas. Em Florianópolis as temperaturas máximas variam entre 29°C em Janeiro/Fevereiro e 20°C em Julho, enquanto as temperaturas mínimas variam entre 21°C em Janeiro e 13°C em Junho/Julho.

A temperatura da água do mar é superior a 21°C entre Outubro e Maio, atingindo um mínimo de 18°C em Agosto e um máximo de 26°C entre Janeiro e Março.


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios