Notícias Regionais

Comitiva joinvilense visita associações de turismo rural na França

Joinville – O grupo formado por agricultores, representantes da Fundação Turística e vereadores de Joinville inicia visitas técnicas às propriedades rurais francesas. A viagem, que teve início dia 16/6, faz parte do Viva Ciranda,projeto de turismo pedagógico de base comunitária idealizado pela Fundação Turística de Joinville, e contemplado com verba de R$ 169 mil pelo Ministério do Turismo.

Nos dois primeiros dias, 17 e 18/6, o grupo visitou 2 propriedades rurais integrantes da associação Accueil Paysan, que tem por objetivo a imersão do turista no cotidiano da vida rural, valorizando a agricultura orgânica e o modo de saber e fazer do campo. A associação Accueil Paysan, que em português significa “acolhida do agricultor”, está ligada aos sindicatos rurais da França que defendem a “agricultura biológica”, assim chamada na França, e no Brasil denominada agroturismo ou agricultura orgânica.

Depois a equipe visitou propriedades que fazem parte de associações como Gîtes de France e Bienvenue à la Ferme, com foco no turismo pedagógico. Na visita técnica do dia 21/6 à propriedade La Gasselinais em Ernée (associada da Gîtes de France), o grupo se dividiu: 3 agricultores e 2 técnicos acompanharam o trabalho de turismo pedagógico realizado por 2 agricultores da França (Catherine e Florente Gendron). Os demais fizeram uma visita a uma propriedade rural que cultiva flores e plantas ornamentais e que, além do trabalho de turismo pedagógico, possui um jardim aberto à visitação.

O modo como o agricultor da França trabalha chamou a atenção de Acácio Schroeder, proprietário rural que cultiva verduras e legumes orgânicos em  Joinville. “Apesar de serem parecidas, conseguimos ampliar nossa visão sobre as atividades e ver que há diferentes maneiras de realizá-las. Também ficamos surpresos com a acolhida e a forma como agricultores da França nos receberam”, declarou. Para a esposa Salônia Schroeder, “a emoção foi bastante grande, principalmente ao ver como a proprietária e os professores conduzem as crianças. Já fazemos atividades parecidas, mas há sempre algo para criar”, compara.


Os vereadores Maurício Peixer e Belini Meurer acompanham atentamente as visitas, e observam a importância deste intercâmbio para proprietários rurais e técnicos da Fundação Turística. Maurício Peixer ressalta a oportunidade dada aos agricultores joinvilenses de ampliar seus conhecimentos e saber que estão no caminho certo. “Conhecemos também a história e a legislação de um país que se destaca no cenário mundial do turismo, principalmente o rural”, complementa.

Além dos representantes da Câmara de Vereadores e do casal de agricultores Acácio e Salônia Schroeder, fazem parte do grupo Ilse e Sara Pabst, Ango e Ivanir Kersten e membros da Fundação Turística de Joinville – a diretora-presidenta Maria Ivonete Peixer da Silva, a gerente de planejamento Vanessa Falk, o coordenador de áreas naturais Vinicius Boneli Vieira, o técnico de campo da área rural Luiz Casas e Thaise Guzzatti,Santuário Santa Paulina emNova Trento receberá três grandes peregrinações neste sábado

O Santuário Santa Paulina, localizado no bairro Vígolo, em Nova Trento receberá três grandes peregrinações neste sábado, 25 de junho. Pela sétima vez, um grupo organizado por Rita Trevisan, composto por aproximadamente 25 pessoas da cidade de Doutor Pedrinho chegará ao Santuário por volta das 11 horas, após mais de 130 quilômetros percorridos a pé. Outro grupo, composto somente por mulheres, e liderado pelo médico Volnei, de Tubarão, chegarão ao Santuário Santa Paulina após um percurso de mais de 200 quilômetros. Ainda não há previsão do horário de chegada. “Doutor Volnei é um grande devoto de Santa Paulina e há muitos anos organiza peregrinações somente com homens e outras somente com mulheres, como esta deste sábado”, explica a diretora administrativa do Santuário, Irmã Terezinha Pamplona.

Além dessas duas peregrinações, o Santuário Santa Paulina recebe, às 18 horas, a 1ª Peregrinação Nova Trento – Planeta Terra, cuide e preserve a natureza. Após um percurso de 28 quilômetros, perpassando diversas capelas e oratórios do município neotrentino, os peregrinos de Nova Trento e região chegam ao Santuário Santa Paulina para participar de uma missa especial. Mais de 150 pessoas participam do evento, que é coordenado pela Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Trento e a Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.


Convite

A imprensa local e regional está convidada a conferir a chegada destas três peregrinações ao Santuário Santa Paulina. É esperado grande número de fiéis para as celebrações eucarísticas.

Elis Facchini
ai/24horas


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios