Medicina e Saúde

Barrinhas de chocolate preto diminuem o risco de ataque cardíaco e avc

por Mauro Queiroz

Um estudo científico realizado com 21 mil pessoas na inglaterra com mais de 12 anos de idade e publicado na British Medical Journal’s – Heart Magazine revelou que pessoas que comem regularmente alguns pedaços de chocolate preto são menos propensos a sofrer de Doença Cardíaca ou serem vítimas de um AVC (derrame). Mas os nutricionistas alertam sobre o seu teor de gordura e açúcar.

Os cientistas concluíram que comer regularmente alguns pedaços de chocolate por dia pode realmente ser bom para nossa saúde.

Mas os pesquisadores, cujo trabalho foi publicado na revista médica Coração, disse: “Não parece haver nenhuma evidência para dizer que o chocolate deve ser evitado por aqueles que estão preocupados com o risco cardiovascular.”

Eles descobriram que as pessoas que comiam regularmente chocolate – alguns dos quais consumidos até 100g por dia – eram 11%  menos propensos a ter um ataque cardíaco, derrame ou outro problema cardiovascular do que as pessoas que comiam nenhum.

Os autores do estudo – das universidades de Aberdeen, Manchester, Cambridge e East Anglia, salientaram que a investigação apenas considerou as tendências estatísticas, e não podiam tirar conclusões definitivas sobre causa e efeito. Contudo, eles suspeitam que os benefícios de saúde do chocolate são ligados aos flavonóides – antioxidantes presentes no chocolate preto  que são pensados ​​para ajudar o fluxo de sangue. Entretanto, eles repetiram a preocupação de que ninguém ainda provou exatamente porque e como o chocolate pode melhorar a saúde do coração.

Mas eles disseram que o chocolate de leite, que é geralmente considerado menos “saudável”, também pode ter benefícios para a saúde.

“O chocolate de leite foi mais frequentemente consumida do que o chocolate preto nesta pesquisa,” escreveram eles. “No entanto, ainda assim nós observamos uma redução do risco de doença cardiovascular. Isto pode indicar que não só flavonóides, mas também outros compostos – possivelmente relacionados ao leite, tais como ácidos graxos e de cálcio -. Podem fornecer uma explicação”.

Nutricionistas alertam ainda que o leite e chocolate preto contém gordura e açúcar, por isso, deve ser recomendada apenas a ingestão moderada. No entanto, é também evidente que o chocolate tem o potencial para aumentar o peso, o que é inequivocamente mau para a saúde cardiovascular.

Professor Aedin Cassidy, nutricionista da Universidade de East Anglia, emitiu uma palavra de advertência: “O chocolate também contém gordura e açúcar, para que apenas a ingestão moderada deve ser recomendado como parte de uma dieta saudável rica em frutas e vegetais”, disse ela.

fonte: http://heart.bmj.com/

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo