São Miguel do Oeste – Em torno de três mil pessoas desfilaram em São Miguel do Oeste no sábado, dia 07, homenageando a nação na data que marca os 191 anos de Independência do Brasil. O Desfile Cívico-Militar foi organizado pela Administração Municipal, por meio das secretarias de Cultura e de Educação, contando com a participação de mais de 20 entidades e instituições militares.
Com o tema “Brasil de todos nós. Resgatando o Civismo”, a programação teve início às 8h, com o Hasteamento das Bandeiras e Hora Cívica, na área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel. As bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e do Município foram hasteadas pelo prefeito João Valar, presidente da Câmara de Vereadores Valnir Scharnoski e pelo juiz de direito Marcos Bigolin.
Às 9h, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros abriram o desfile na extensão da Rua Duque de Caxias até a área coberta, onde autoridades municipais e regionais e a comunidade acompanharam o momento.
O 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado Lanceiros do Ponche Verde abrilhantou o desfile, apresentando sua história, avanços e relatando a participação em diversas ações no Estado, como nas barreiras sanitárias contra febre aftosa e o apoio à Defesa Civil.
Para fechar o desfile, se apresentaram os piquetes do CTG Porteira Aberta e também Cepa Gaúcha, reforçando a importância do tradicionalismo e convidando a comunidade para apreciar as atividades da Semana Farroupilha.
Desfilaram também a Secretaria Municipal de Ação Social; APAE; Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo; Secretaria de Educação com as escolas da rede municipal; Gerência Regional de Educação com as escolas estaduais; IFSC; Ordem Demolay; Bethel Jade; Rede Feminina; Grupo Ítalo-Germânico; Studio de Danças Ritmus; CTG; Amapec; Secretaria de Esportes; Grupo de Escoteiros Atalaia; Grito dos Excluídos; JEEP Clube e Moto Grupo Giros Lamas e Cães do Asfalto.
Os secretários da Cultura, Elias Araújo, e de Educação Sirlei P. Ramos agradecem todas as entidades, associações, unidades de ensino, movimentos, pastorais, secretarias e instituições militares que se empenharam e participaram da Semana da Pátria e também do desfile de Sete de Setembro.
As atividades encerraram às 18h, com o arriamento das bandeiras, entoação do Hino da Independência e extinção do Fogo Simbólico pelo comandante do 14º RCMec, tenente coronel Carlos Henrique Curado, na presença do prefeito João Valar e do comandante do 11º BPM, tenente coronel José Leopoldo de Moura.