Notícias Gerais

Chuvas e ventos fortes nesta quinta-feira na região de SC, PR, SP e MS

A formação de um novo sistema frontal volta a provocar temporais entre o norte de Santa Catarina e o Paraná nesta quinta-feira. As rajadas passam dos 70km/h e há possibilidade de queda de granizo. Por outro lado, o dia segue com tempo seco e ensolarado no Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. A temperatura da tarde permanece baixa, não passando dos 20°C na maior parte da Região Sul e oscilando entre 20°C e 23°C no oeste do Paraná.

A antiga frente fria afasta-se do Sudeste, mas a formação de uma frente quente entre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste aumenta o potencial para temporais no sul do Estado de São Paulo, com acumulado que poderá chegar a 60mm em apenas 24 horas. As rajadas atingem 70km/h e, por conta da baixa temperatura, há risco de queda de granizo. Chuvas mais fracas, porém generalizadas, atingem o oeste, centro e leste de São Paulo e o Rio de Janeiro.

No Espírito Santo, Minas Gerais e norte de São Paulo, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens. A temperatura máxima entra em declínio e não passa dos 20°C no oeste e sul do Estado de São Paulo. Nas demais áreas, a sensação será de calor.O sistema frontal avança muito lentamente pelo Centro-Oeste, mas a umidade proveniente da Amazônia fortalece o sistema, que provoca chuvas de até 40mm em 24 horas no sul de Mato Grosso do Sul. No centro e norte de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, o tempo permanece seco e ensolarado. O frio avança lentamente pela Região e as máximas ficam inferiores a 20°C no sul de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, a previsão é de muito calor, com máximas de mais de 30°C.

No Nordeste, apesar das áreas de instabilidade avançarem interior adentro nesta quinta-feira, esperam-se chuvas mais fracas que as registradas ontem. As precipitações atingem o nordeste da Bahia, boa parte de Sergipe, leste de Alagoas, leste e oeste de Pernambuco e parte da costa do Rio Grande do Norte. Por conta do aumento da quantidade de nuvens, a temperatura máxima entra em declínio e a sensação deverá variar entre o frio e o agradável no nordeste da Bahia, boa parte de Sergipe, centro e leste de Alagoas e leste de Pernambuco.

Na Região Norte, as chuvas desta quinta-feira atingem o Acre, boa parte do Amazonas, centro e oeste de Rondônia, Roraima, norte do Pará e costa do Amapá. Entre o sudeste do Amazonas e Tocantins, o tempo permanece seco e ensolarado. Faz calor em grande parte da Região, com exceção do norte de Roraima, onde a sensação térmica será mais agradável.

Litoral
O mar fica agitado na costa da Região Sul e as ondas chegam a 1,7m de altura na costa gaúcha. As rajadas ficam em torno de 31km/h entre a costa paranaense e paulista. Também há previsão de ventos fortes de até 35km/h entre os Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. 

ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo