Notícias Regionais

Chuvas deixam 3 famílias desalojadas em Rio do Sul

Rio do Sul – Pelo menos três famílias precisaram deixar as casas onde residem por causa de alagamentos ou deslizamentos de terras em áreas de risco durante o final de semana em Rio do Sul. Duas delas moram na parte baixa do Loteamento Jardim Alexandro, no bairro Pamplona, onde já há alguns pontos de alagamentos. Elas foram encaminhadas para um abrigo no Pavilhão do Gado Leiteiro, no bairro Progresso.

A Defesa Civil da cidade pediu que outra família que mora no bairro Canta Galo procurasse abrigo em vizinhos por causa de deslizamentos de terra. A chuva durante todo o final de semana causou oito deslizamentos, sendo o mais grave na rua Ida Hoffmann, no bairro Fundo Canoas. Um veículo e dois galpões foram soterrados, mas ninguém ficou ferido. Equipes da Secretaria de Obras trabalharam durante toda a madrugada desta segunda-feira (26) para retirar a terra, que impedia a passagem pela rua.

De acordo com a Defesa Civil municipal, o rio Itajaí-açu está em 6,55 metros na medição realizada às 9h, três centímetros a mais do que às 8h. Durante a madrugada, as águas do rio subiram em média dois a três centímetros por hora.

A previsão do tempo indica chuva de 48 milímetros para esta segunda-feira. Além disso, choveu forte no final de semana em várias regiões do Alto Vale, o que deixou a Defesa Civil Estadual em alerta. Em Taió, a barragem Oeste está com 82% da capacidade de contenção e cinco das sete comportas estão fechadas. Em Ituporanga a situação é mais tranquila, com 18% da capacidade ocupada, sendo que três das cinco comportas estão fechadas.


A Defesa Civil de Rio do Sul está de plantão para atendimentos de emergências, inclusive pelo telefone direto 199. A orientação é de que apenas pedidos emergenciais sejam feitos para este número.

Monitoramento de hora em hora

A Defesa Civil de Rio do Sul mantém um site na internet onde disponibiliza informações sobre o nível do rio Itajaí-açu atualizado de hora em hora, além do índice pluviométrico. Constam ainda informações das barragens de Ituporanga, José Boiteux e Taió. Basta acessar o banner da Defesa Civil no site oficial do município (www.riodosul.sc.gov.br) e clicar no outro banner “boletim diário”. O link direto para o site é https://www.riodosul.sc.gov.br/.

AI/Redação 24 Horas
 
 


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios