Notícias Regionais

Chope em Metro sem álcool incentiva o consumo consciente na Oktoberfest

(2014) Blumenau – Desde o ano passado o Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro é realizado com chope sem álcool na Oktoberfest Blumenau. A iniciativa da organização da festa tem como objetivo dar o exemplo do consumo responsável e permitir que até o mesmo o ‘motorista da rodada’ possa participar da brincadeira ou ainda aquele oktoberfesteiro que não ingere bebida alcoólica. Isso mostra que é possível se divertir no evento sem beber algo alcoólico. O exemplo do chope em metro se espalha pelos pavillhões, onde o chope sem álcool também está à venda – e por um preço mais baixo do que o chope comum.

Numa época em que constantemente as pessoas são incentivadas a não beber se dirigirem e a fiscalização de trânsito está intolerante no que diz respeito à Lei Seca, o chope sem álcool é uma ótima opção para os que não podem beber, bem como para os que querem beber e voltar para casa dirigindo. A turista de Campo Mourão/PR, Samia Borges, 29 anos, aprova a ideia. Frequentadora da festa há seis anos, ela não consume bebida alcoólica e é sempre a ‘motorista da rodada’. “Eu me divirto com os demais atrativos da festa, as músicas, danças e a gastronomia típica”, ressalta Samia. “E se tenho vontade de tomar algo gelado, tomo sim o chope sem álcool”, conclui.

Na brincadeira do Chope em Metro, o chope sem álcool é servido na temperatura ambiente aos competidores. Seis concorrentes do naipe masculino e do feminino, selecionados através de sorteios, sobem ao palco para consumir os 600ml de chope na tulipa de cristal transparente. Vence aquele que beber em menos tempo, sem babar e tirar a tulipa da boca. O blumenauense Thiago Wuensch, 30 anos, acha bacana a iniciativa da organização da festa. “Participei ano passado e neste ano da competição e não vejo problema no chope ser sem álcool, assim permite que todos possam participar”, diz ele.

Disputa deste domingo, dia 19 de outubro

Neste domingo, dia 19 de outubro, 55 homens e 24 mulheres do Brasil e até mesmo do exterior se inscreveram no Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro. Seis de cada naipe foram selecionados, através de sorteio, para participar da disputa. Anton Nunes da Silva Vasconcellos, 24 anos, do Rio de Janeiro/RJ, foi o vencedor do naipe masculino. Com o tempo de 24 segundos e 74 décimos ele ficou em primeiro lugar e o oktoberfesteiro aprova a competição ser sem álcool. “Eu não noto muita diferença para o chope com álcool. Acho excelente a ideia, pois não priva ninguém de participar da brincadeira. Até mesmo o motorista da rodada pode participar sem culpa”, afirma ele. Na disputa das mulheres, nenhuma delas conseguiu beber o chope em menos tempo, sem babar, e por isso não tiveram seu tempo marcado na classificação geral.

O Concurso de Chope em Metro ocorre todas as noites, a partir das 21h, no setor 2 do Parque Vila Germânica, com exceção dos primeiro e último dias (8 e 26 de outubro). Para participar a pessoa precisa ter idade acima de 18 anos. A inscrição é gratuita e pode ser feita ao lado do palco, com a organização, até 15 minutos antes do horário de início do concurso. No último dia da festa, será conhecido o tomador de chope que fez o menor tempo em todos os dias de competição, nos dois naipes, masculino e feminino.

Foto: Marcelo Martins
Juliana Damian Silva
ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo