Notícias Gerais

Chineses encerram missão em Itapema com perspectivas de grandes investimentos

Itapema – O último compromisso oficial da delegação de autoridades e empresários chineses encerrou hoje, e com excelentes expectativas de bons negócios. Desta vez, no gabinete do prefeito Sabino Bussanello, anfitrião do encontro ao lado da vice Maria Luci da Silva, secretários municipais e empresários da cidade.
Principal pauta das últimas reuniões – incluindo a agenda oficial com o governador Luiz Henrique da Silveira, na última sexta-feira -, a geração de energia limpa voltou a ser destaque. Desta vez, investimentos nos setores turístico e da construção civil também foram discutidos de forma bastante produtiva. Temas como construção civil, habitação popular e os projetos de implementação de um Oceanário e ampliação do Centro de Eventos do Bairro Várzea foram debatidos.

A delegação chinesa acredita que há várias oportunidades de cooperarem juntos, e, conforme Chen Yun, vice-presidente da CSI Solar, “a amizade estabelecida com Itapema deve aumentar cada vez mais, o que irá facilitar a continuidade nos negócios tanto em energia eólica como em questões do turismo e demais projetos”, garantiu.

O prefeito destacou que o Município tem interesse de firmar parcerias com os investidores asiáticos, “desde que as ações visem o desenvolvimento sustentável, aliando a geração de emprego e renda à preservação dos nossos recursos naturais”, em alusão à importância da geração de energia limpa, como eólica e solar.

O vice-presidente da Guodian Companhia de Energia e Tecnologia, Yang Jianfeng, maior empresa do mundo em geração de energia eólica, disse que “essas negociações são frutos da viagem realizada pelo prefeito à República Popular da China, no final do ano passado”.

O empresário do setor de habitação, Huang ZongChao, afirmou confiar no sucesso dos investimentos na cidade. “Itapema tem um grande potencial na construção civil. O atual modelo do mercado é muito tradicional, e podemos ser mais ousados, para garantir maior rentabilidade e desenvolvimento ao setor”, analisou.

O prefeito Sabino recomendou que o setor empresarial itapemense, acompanhado de representantes do Poder Público Municipal, estude uma viagem oficial à China para conhecer as empresas, verdadeiros gigantes do setor de energia e construção, para futuras negociações e parcerias.

Ao final da reunião, o prefeito Sabino entregou para cada membro da delegação um certificado de participação e debates em agendas oficiais do Poder Executivo, como ferramenta de estreitamento das relações institucionais e comerciais da Prefeitura de Itapema com os empresários e autoridades asiáticas. O ponto alto, que rendeu aplausos dos chineses, foi quando Sabino os presenteou com camisetas com as bandeiras do Brasil e China, mais a identificação de Itapema, para consolidar a parceria entre o Município e Cidade-irmã de Dengfeng, da província chinesa de Henan.

RESULTADO

A perspectiva de investimentos nunca antes pensados para Itapema é resultado de intenso trabalho do Governo Municipal. A participação na missão oficial coordenada pela Assembléia Legislativa, em outubro passado, possibilitou o encontro e aproximação com as maiores empresas do mundo em geração de energia limpa e também da construção civil.

A inclinação dos grandes empresários em investir na cidade também se deve à receptividade que obtiveram por aqui, conforme a própria delegação reforçou na reunião desta manhã. Atendendo convite do prefeito, que baixou decreto na última sexta-feira nomeando-os como hóspedes oficiais do Município, o grupo passou o final de semana na cidade, e pôde desfrutar das belezas naturais e da gastronomia típica do nosso litoral.

A agenda dos asiáticos, preparada pela Prefeitura Municipal, incluiu city-tour pelas praias da cidade, e também a obras que são destaque na recepção de turistas, como o Parque Calçadão, na Meia Praia.

Assessoria de Imprensa

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo