Notícias Regionais

Centro de Formação do Artesão

ImageXanxerê – A expectativa é atender por mês mais de trezentas pessoas interessadas em aprender artesanato. As aulas serão gratuitas e ministradas por instrutores de artes de Xanxerê.

O prefeito Bruno Bortoluzzi inaugurou na tarde desta sexta – feira, (03/04), o Centro de Formação do Artesão, localizado a rua José de Miranda Ramos nº 159, esquina com a  Rui Barbosa. Na oportunidade, o prefeito ressaltou que a qualidade dos trabalhos produzidos pelos artesãos começou a chamar atenção, antes mesmo da casa ser inaugurada, apenas pelo convite que foi distribuído. Segundo ele os alunos vão transformar em breve a Casa num grande centro de referência do artesanato não só da região, mas de todo estado.

Este local era mais uma promessa do nosso governo, que hoje se torna realidade e vai ajudar com certeza muitas mães que hoje precisam colaborar com uma renda extra em casa. Este trabalho manual é uma forma também de valorizarmos o que temos aqui na nossa cidade, agregando valor aos nossos produtos e desenvolvendo de certa maneira o turismo local, já que este espaço é bem localizado e de fácil acesso a população, disse o prefeito.      

O Centro de Formação Artesanal é uma parceria da prefeitura com a Secretaria de Desenvolvimento Social e tem como objetivo capacitar as pessoas, por meio de novas técnicas artesanais. De acordo com Neusa Moscon Suzana, secretaria do Desenvolvimento Social, o Centro deve atender Clubes de mães, Associação de moradores, famílias beneficiárias do Bolsa família e em atendimento no Cras (Centro de Referência e Assistência Social) e adolescentes e artesãos da cidade.

As aulas devem, além de capacitar, agregar valor na vida das pessoas, valor sócio cultural, pois a cultura também se expressa pelo artesanato e valor social, porque novas relações se estabelecem nos cursos e na comercialização desses produtos, explicou a secretaria.  

De acordo com Cladir Colvero, coordenadora do centro, as turmas serão formadas a partir desta segunda – feira e todas as aulas serão gratuitas e diárias com turmas no período da manhã e a tarde. Todo material será oferecido para aprendizagem dos alunos e a peça que eles confeccionarem aqui eles levarão para casa, finalizou Cladir.

Fonte:Ana Elise Zogheib
Assessora de Imprensa

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo