Notícias Regionais

Casa da Coroa marcam Festa do Divino em Penha

Penha – A decoração da 180ª edição da Festa do Divino Espírito Santo de Penha virá com novidades por parte do Departamento de Cultura da Prefeitura, responsável pela produção dos adereços da área de entorno da Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha durante a principal celebração religiosa do município.

A equipe do setor cultural já está há uma semana trabalhando na reforma dos adereços das edições anteriores, que são regularmente reaproveitadas a cada ano – flâmulas, cordões, flores, guirlandas e bandeirinhas nas cores tradicionais da festa – o vermelho e o branco – serão acrescidas da decoração a ser instalada na Rua Vice-prefeito José João Batista, a rua da Secretaria de Educação.

Segundo a diretora de Cultura, Cida Correia, nessa rua está a nova “Casa da Coroa” da Festa do Divino deste ano – a residência da senhora Selma Maria Rocha da Rosa – em substituição à antiga casa que abrigava as bandeiras do Divino, a residência da saudosa professora Ivone Nympha Adriano, já falecida.

A instalação da decoração iniciou dia 5 de maio. “Reformamos todo material anterior, e criamos novas peças em TNT, com adereços que remetem à pomba branca, símbolo do Espírito Santo”, comenta o professor Marcos Henrique Wagner, do setor de Cultura.


Segundo Cida, a decoração interna da Casa da Coroa é da família, com apoio do casal de imperadores de 2016 – o pescador José Domingos Bento e sua esposa, Silésia de Freitas Bento – de Santa Lídia. Já a parte externa fica novamente a cargo da Prefeitura.

“Essa casa passa a ter simbologia na festa, pois é onde as bandeiras do Divino são depositadas, e guardadas na vigília do Pentecostes”, observa o professor Marcos.

Novenas começaram

A Festa do Divino em Penha iniciou dia 5 suas novenas preparatórias, sempre muito concorridas e que se encerram dia 13. A celebração do Divino propriamente dita vai de 14 a 16 deste mês. A Prefeitura de Penha colabora com R$ nesta edição, e liberou R$ 55 mil para a Associação Comunitária do Divino Espírito Santo (Acadies), segundo informa o vice-prefeito Mário Guaracy de Souza (DEM).


ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios