Notícias Regionais

Carnaval em Laguna – Bloco da Pracinha

Laguna – O percurso do Bloco da Pracinha, o maior e mais tradicional dos blocos de rua em Santa Catarina, irá voltar ao seu percurso original. No domingo de carnaval, dia 15, a partir das 16h, o trio elétrico puxa a multidão de foliões saindo da Praça Souza França, no Magalhães, segue pelas avenidas João Pinho e Senador Galloti, no Mar Grosso e termina seu percurso no circuito da orla da praia.

Em reunião nesta sexta-feira (6), no gabinete do prefeito Everaldo dos Santos, representantes dos blocos de rua, polícia militar, corpo de bombeiros, guarda municipal, departamento de trânsito e secretaria de turismo definiram algumas questões referentes à segurança deste trajeto do bloco da pracinha.

A segurança dos foliões foi o principal ponto debatido no encontro. “O caminho que o trio elétrico percorre deve estar livre, sem impedimentos, pois são nessas paradas que os tumultos acontecem”, salienta o comandante da polícia militar, Major Jefer Fernandes.

Na próxima segunda-feira (9) está marcada outra reunião, às 15h, para finalizar o cronograma de alterações no trânsito e equipes de segurança para todos os dias de folia.

“Precisamos sintonizar o trabalho de segurança entre a polícia militar, civil e guarda municipal. Isso é fundamental para o bom funcionamento do carnaval”, disse o prefeito Everaldo.

Outra questão discutida foi em relação aos caminhões que seguem o bloco. Todos deverão assinar um termo de responsabilidade junto a diretoria do Bloco da Pracinha, atender a uma relação de critérios técnicos estabelecidos pelo corpo de bombeiros e transitar somente após o bloco, onde haverá uma corda de sinalização para separá-los dos trios e dos foliões. “Esses veículos não poderão entrar no circuito da orla da praia. Podem acompanhar o bloco até o mercado ponto final”, explica o assessor da secretaria de turismo, Rodrigo Bento.

A estrutura principal do carnaval em Laguna estará concentrada na orla da Praia do Mar Grosso, entre a Praça do Iró e a Praça do Vila. Serão três trios elétricos percorrendo o circuito, um principal para os blocos, um menor transitando entre a saída de um trio e outro, e por último um fixo em frente à Praça do Vila. A concentração e saída dos blocos acontece na Praça do Iró.

O circuito contará com barreiras fixas e móveis, seguranças particulares e apoio da guarda municipal. Serão instalados cerca de 120 banheiros químicos no trecho.

O Governo Municipal, através da Fundação Lagunense de Cultura e Secretaria de Turismo, está apoiando o carnaval com o fornecimento dos trios elétricos, banheiros químicos, segurança privada, bandas e logística nas localidades do interior.

A programação completa com os nomes de todas as bandas será divulgada no início da semana que vem.

Carnaval no interior:

Além do carnaval na Praia do Mar Grosso outras localidades no interior do município também terão programação. Entre elas estão o Farol de Santa Marta, Parobé, Ribeirão Pequeno, Caputera, Barranceira, Cabeçuda, Praia do Sol, Ponta da Barra e Esperança.

ai/UNOPress

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo