Notícias Regionais

Carnaval 2013 de Xaxim reúne 20 mil pessoas

Xaxim – A programação organizada pela Associação Cultural e Carnavalesca em parceria com o Poder Público municipal, obteve sucesso absoluto. Foram cinco dias de festa – do dia 08 ao dia 12 de fevereiro. Mais de 20 mil pessoas participaram das festividades. Somente os blocos oficiais reuniram cerca de três mil integrantes em cada dia.

Toda a programação de carnaval aconteceu no Espaço Folia – uma área com aproximadamente 7.000m², ao lado da casa de Shows Maltaria. No local foi montada uma gigantesca estrutura de tendas, palco, praça de alimentação, camarotes exclusivos para cada bloco e sanitários. Tudo isso garantiu tranqüilidade e a comodidade dos foliões.

Avaliação positiva

Conforme o presidente da Associação Carnavalesca de Xaxim, Éderson Júnior de Almeida, o Carnaval de Xaxim em mais um ano superou as expectativas dos organizadores tanto em relação ao público, quanto a organização dos blocos e alegria dos foliões. O presidente destaca ainda que a segurança foi fundamental, sendo que durante todos os dias de festa não foi registrada nenhuma ocorrência dentro do Espaço Folia.

Blocos

O Espaço Folia contou com uma área coberta com palco para apresentação de bandas e animação de DJs. O local também abrigou os quatro blocos oficiais: Bloco In Move (mil integrantes); Bloco Beija-beija/Boka Loka (mil integrantes); Bloco To Doido/Agora Vai (500 integrantes); e Bloco Ops/Bem Bolado/TTH (500 integrantes).

Os blocos estiveram novamente neste ano entre os principais responsáveis pelo sucesso do carnaval. Cada um decorou seu espaço e montou gigantescas estruturas para oferecer diferentes atrativos aos foliões.

De acordo com a Associação Cultural e Carnavalesca, os blocos são exemplo de organização e respeito. Apesar de serem distintos, não há rivalidade entre os coordenadores e integrantes dos blocos. Os grupos primam pela amizade e sempre colocam a diversão e a animação em primeiro lugar.

Carnaval regional

Além de pessoas de Xaxim, a cada ano cresce o número de foliões de outros municípios que resolvem curtir a festa em Xaxim. Neste ano, conforme os organizadores, muitas pessoas de toda a região marcaram presença na festa. Alguns grupos, inclusive, alugaram casas com a intenção de curtir toda a programação do carnaval de Xaxim com mais comodidade, sem precisar deslocar-se pelas rodovias.

Atrações

Grandes atrações musicais fizeram a alegria dos foliões em Xaxim. Na abertura do carnaval, na sexta-feira (08) a festa foi com Anna Constante; Diego Strada e Dj Jeovanni. No sábado (09) a Banda Mercosul e Dj Jeovanni comandaram a festa. No domingo (10), a folia foi animada pelos Djs Daram; Dj Rodrigo K; Dj Neuri; e Drums House Live. Na noite de segunda-feira (11), Rodrigo Maná; Tiago & Santiago; e Dj Jeovanni foram as atrações. Na terça-feira (12), a programação do Espaço Folia encerrou com um super show da Banda Mercosul e animação do Dj Jeovanni.

Segurança

Uma das principais preocupações dos organizadores do carnaval de Xaxim foi investir na segurança da festa. Durante os cinco dias trabalharam no Espaço Folia mais de 150 seguranças privados. Além disso, a Associação Carnavalesca formalizou parceria com a Polícia Civil e Polícia Militar, que dobrou o efetivo durante o carnaval. A festa também contou com a atuação dos Bombeiros Militares e uma equipe médica, que ficou de plantão no local do evento.

Estacionamento

Dentre as preocupações da Comissão Organizadora do Carnaval, esteve a de garantir a segurança dos veículos. Os foliões que foram de carro para a festa puderam deixar os automóveis no estacionamento principal ou em estacionamentos alternativos, próximos ao Espaço Folia.

Carnaval para as crianças

O carnaval de Xaxim contou com dois dias de atrações específicas para as crianças. Na tarde de domingo (10) e de terça-feira (12), a entrada foi gratuita para as famílias. Atrações musicais e brinquedos fizeram a alegria da criançada.

Patrícia Vanzin
ai/UNOPress

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo