Notícias Regionais

Campanha Nacional de Vacinação contra gripe em Penha

A meta do município catarinense é vacinar 80% de um público alvo total de 6.634 pessoas; Dia D da campanha será no dia 20 de abril.

Penha – A Secretaria de Saúde de Penha se prepara para realização da 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que neste ano vai ser realizada entre 15 a 26 de abril, sendo 20 o dia de mobilização nacional, considerado o “Dia D”. A meta municipal, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, é vacinar 80% de um total de 6.635 pessoas do grupo alvo da campanha.

Na campanha, serão vacinados os integrantes do grupo prioritário, formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos, que este ano terão o acesso ampliado.

As vacinas serão aplicadas em todas as unidades de saúde do município, diariamente, das 8h às 17h. No dia D da campanha, os postos também estarão abertos para atender a comunidade. “Como se trata de uma campanha de vacinação com seringas, alguns cuidados são necessários e por isso não iremos realizar barreiras ou pontos de vacinação fora das unidades de saúde”, explicou o secretário, Cleiby Darossi.

Darossi explica, ainda, que os doentes crônicos precisam apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS, deverão se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina. “A prescrição médica e a carteira de vacinação são indispensáveis”, alerta.

O Ministério da Saúde também fará uma ampla divulgação das medidas de prevenção que as pessoas devem adotar para evitar a gripe, como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar contato com pessoas doentes e aglomerações, se estiver com sintomas da gripe, além de proteger a tosse e o espirro com lenços descartáveis.

Números de Penha

Pessoas com 60 anos ou mais: 3.187 pessoas

Crianças de seis meses a dois anos: 486 crianças

Gestantes: 243 mulheres

Mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério): 40 mulheres

Profissionais de saúde: 245 trabalhadores

Doentes crônicos: 2.118 pessoas

Reserva técnica: 316 vacinas

 

Felipe Franco
ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo