Itapema – Está sendo realizada até o próximo dia 22, através da Secretaria Municipal de Saúde, a Campanha de Prevenção às Hepatites Virais. O objetivo principal da campanha é a divulgação do agravo da doença e a importância da vacinação da hepatite B em menores de 20 anos e populações mais vulneráveis.
São considerados vulneráveis os indivíduos que: receberam transfusão de sangue, algum transplante de órgão ou fizeram uso de fatores sanguíneos antes de 1993; usuários de drogas injetáveis ou inaladas, inclusive aqueles que o fizeram só uma vez em qualquer época da vida; doentes renais em hemodiálise; profissionais da área da saúde, após acidente biológico ou exposição percutânea ou nas mucosas com sangue ou secreção de pacientes sabidamente por tadores do vírus B/C; filhos de mães portadoras do vírus da hepatite B/C; portadores do vírus HIV; profissionais do sexo; HSH (Homens que fazem sexo com homens); manicures e podólogos.
As Unidades de Saúde estão vacinando os casos citados acima e disponibilizando materiais informativos e preservativos à população. Os Agentes Comunitários de Saúde estão distribuindo também aos salões de beleza, material informativo com orientação para esterilização de materiais cortantes.
HEPATITE B
O vírus da Hepatite B é transmitido através do sangue ou fluidos corpóreos, como secreção de feridas, sêmen, secreção cervical (colo uterino) e vaginal de pessoas portadoras do vírus. O vírus também é encontrado em vários outros fluidos corpóreos incluindo leite materno, bile, líquido cefalorraquidiano, fezes, lavados nasofaríngeos, saliva, sêmen, suor e líquido sinovial.
O vírus da hepatite B sobrevive no sangue seco à temperatura ambiente, em superfícies ambientais, por pelo menos uma semana. O contato direto de mucosas e pele não íntegra (queimaduras, escoriações, arranhaduras ou outras lesões) com superfícies contaminadas pode transmitir o VHB.
HEPATITE C
A Hepatite C raramente gera algum sintoma. O portador pode conviver com ela durante décadas, sem perceber o avanço da infecção, que pode culminar, a longo prazo, em cirrose ou câncer do fígado. Não há vacina contra a hepatite C. A infecção pelo vírus da hepatite C é disseminada fundamentalmente pela exposição parenteral ao sangue ou derivados de sangue de pessoas infectadas.
COMO SE PROTEGER DA HEPATITE B E C?
Coloque em prática o sexo seguro: use camisinha. Se você usa drogas não compartilhe cachimbos,canudinhos, seringas e agulhas. Nunca compartilhe objetos que podem conter sangue, inclusive lâminas de barbear, alicates de unha, escovas de dente, pois são objetos de uso exclusivamente pessoal. Exija sempre material descartável ou esterilizado nas unidades de saúde, salões de beleza e se fizer tatuagem ou colocar piercing.
A vacina contra a hepatite B está disponível, no momento, nas unidades básicas de saúde para situações específicas e são necessárias 3 doses.
Fonte:Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapema