Navegantes – Em 18 de maio é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Infelizmente os dados mostram que a violência oorre não apenas no meio exterior, mas tmbém no ambiente familiar. Diante disso, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Navegantes estará realizando a campanha “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”.
O objetivo é chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. De acordo com a coordenadora do CREAS, Rosane Roncálio, este é o terceiro ano que Navegantes participa desta Campanha.
“Estaremos mobilizando e convocando a sociedade navegantina. Entendemos que é dever de todos participar desta luta, mostrando a importância de prevenir, responsabilizar e denunciar esses crimes. Temos que mudar a visão de esconder este assunto ou só ficamos atentos para este tipo de crime quando ele ocorre na sua família”, ressaltou.
No dia 16 (sexta-feira), ocorrerá uma mobilização, na praça do ferry-boat, com panfletagem e entrega de fitas alusivas para colocar nos carros, com a parceria da ACIN e CDL, e encontros com as adolescentes e mães que frequentam o CREAS.
Já nos dias 27, 28 e 29 de maio serão realizadas palestras nas escolas, levando a mensagem de que a vítima – criança ou adolescente – é capaz de superar obstáculos e enfrentar as dificuldades, possibilitando um novo significado para sua vida.
“Pedimos a atenção de todos para esse problema que é o abuso e exploração sexual de crianças e adolescestes. Quem quiser denunciar, pode ligar para o Disk 100 (ligação gratuita), Conselho Tutelar de Navegantes nos números (47) 3319-1306/ 9657-9979 (plantão) ou no CREAS, no telefone (47) 33423829”, informou a secretária de Assistência Soclal, Maria Flor.
Cronograma de atividades:
16/05/2014 – Mobilização na praça do Ferry-Boat
27 e 28/05/2014 – Palestras nos períodos matutino e vespertino na E.M. Profª. Neusa Maria Rebello.
29/05/2014 – Palestras nos períodos matutino e vespertino na E.E.B. Profª. Julia Miranda de Souza.
Louise Benassi
ai/UNO