Notícias Gerais

BNDES faz levantamento sobre perspectivas de investimento em 2010

Brasília – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está concluindo um levantamento sobre as perspectivas de investimento dos principais setores produtivos nacionais, após a crise financeira que atingiu o mundo. O estudo deverá ser divulgado em janeiro próximo.

O superintendente da Área de Pesquisas Econômicas do banco, Ernane Torres, antecipou hoje (29), no Rio de Janeiro, que os impactos da crise foram sentidos no investimento do setor industrial e, particularmente, nos segmentos voltados para a exportação, não tendo afetado os investimentos em infraestrutura.

“O levantamento feito ao longo deste ano mostrou que já houve recuperação substancial na indústria e que apenas os setores voltados à exportação apresentam um atraso na recuperação do investimento”, informou o economista.

Como esses setores são muito direcionados à economia asiática, que vem mostrando uma retomada “exuberante”, segundo Torres, a expectativa é que ao longo do primeiro semestre de 2010 ainda será sentida recuperação do investimento desse setores, principalmente mineração e siderurgia.


Ele enfatizou, entretanto, que “já há uma tendência clara de recuperação do investimento no setor industrial também”. Torres salientou que nenhum grande projeto parou no Brasil devido à crise externa. “Isso foi muito importante do ponto de vista do ciclo econômico”.

Torres disse que a queda do investimento registrada no país está mais associada ao investimento pequeno do que de grandes projetos. “Os grandes projetos ajudaram a sustentar o nível de atividade na crise.” De acordo com dados do BNDES, a taxa de investimento caiu de 20,1% no terceiro trimestre de 2008, para 15,8% no segundo trimestre deste ano. Os dados sinalizam, contudo para recuperação, uma vez que a formação bruta de capital (investimento) já subiu para 17,7% do PIB no terceiro trimestre de 2009.
 
Alana Gandra/ABr

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios