Notícias Regionais

Blumenau lidera geração de empregos no primeiro trimestre em SC

Blumenau – Com um saldo de 5.430 novos postos de trabalho, Blumenau lidera o ranking de empregos formais em Santa Catarina no primeiro trimestre deste ano. O número é resultado das 25.476 admissões e 20.046 demissões contabilizadas no estado durante este período.

Os dados estão no relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados ontem, 17, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O saldo acumulado ao longo dos três primeiros meses do ano deixa o município à frente de Joinville, por exemplo, que fecha o trimestre com 5.132 novas vagas e é o segundo colocado no ranking.

No mês de março, seguindo uma tendência nacional, houve queda na abertura de novos postos de trabalho. Mesmo assim, Blumenau criou 1.272 vagas com carteira assinada. O número é inferior ao de fevereiro, mas, conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Jorge José Cenci, é considerado uma variação normal.

Das vagas geradas no último mês no município, 511 estão na indústria de transformação e 331 no setor de serviços. O comércio foi responsável pela geração de 267 novos postos de trabalho. Na administração pública o saldo é de 188 novas contratações com carteira assinada.

No terceiro mês de 2013, Santa Catarina caiu de 15.072 para 7.111 novos postos de trabalho contabilizados em fevereiro. O mercado formal de trabalho no país gerou em março 112.450 vagas, também um saldo também inferior ao do segundo mês do ano, quando foram registrados 123.446 postos formais de trabalho.

Talita Catie
ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo