Barra Velha – A Prefeitura de Barra Velha colaborou no ano de 2010 para a formação profissional ou técnica de 232 estudantes de Barra Velha. É o que revelam os números da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, que apontam que o Ensino Profissionalizante vive novo momento na cidade.
No ano passado, três ações principais garantiram essa capacitação. A principal delas foi o apoio estrutural para instalação na cidade do Instituto Tecnológico Assessoritec, no bairro São Cristóvão, com 120 alunos capacitados durante o ano em cursos como operador de empilhadeira, mecânica industrial, eletricidade predial, auxiliar administrativo e solda elétrica.
Em 2010 aconteceram ainda o curso de técnicas comerciais do Indesi/Brasil, com 85 estudantes e que formou profissionais aptos a atuar numa rede varejista, como a Havan, e o curso de Hotelaria e Turismo do Sine catarinense, promovido em parceria com a Secretaria de Educação. Segundo o prefeito Samir Mattar (PMDB), estas ações profissionalizantes são uma resposta da Administração Municipal à instalação de novas empresas no Município.
Para o prefeito, a abertura de novos postos de trabalho – somente a Havan abriu 400 vagas já em 2009, fez com que a Prefeitura pensasse nessa necessidade de capacitação. E para 2011, segundo informa a secretária Antonina Damásio Ramos, os projetos são de municipalizar o Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA), passando à responsabilidade da Secretaria de Educação local visando atender à Lei de Diretrizes e Bases da Educação.