Notícias Regionais

Balneário Piçarras tem projeto aprovado para implantação da Saúde do Homem

Balneário Piçarras – A Portaria nº 3.279 de 26/12/13 autorizou o repasse no valor de R$ 40.000,00 para a implantação da Saúde do Homem no município de Balneário Piçarras.  Foi encaminhado o Projeto  “Super-Homem Saudável”, que propõem garantir a atenção integral a saúde do homem através de ações de promoção, prevenção e diagnóstico de agravos de relevância epidemiológica e ao mesmo tempo  acolher e vincular essa população aos serviços de saúde.

Dentre as ações propostas estão: capacitar as equipes de Saúde da Família sobre a Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH), desenvolver conscientização coletiva da população masculina, bem como de toda sua família na promoção do seu auto-cuidado; sensibilizar da importância da atividade física como promotora de qualidade de vida e inseri-los no Programa Academia da Saúde na sua comunidade, além de ampliar e adequar o horário de atendimento das UBS preconizando o público masculino.

Segundo estudos divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer, os homens são mais vulneráveis às doenças, especialmente as enfermidades graves e crônicas. Essa ocorrência está ligada ao fato de que eles recorrem menos que as mulheres aos serviços de atenção primária e procuram tratamento quando os quadros já se agravaram. Por isso, o SUS considera necessário um atendimento especial, para encorajá-los a procurar mais os serviços de saúde.

A Coordenação da Atenção Básica estará se reunindo no dia 23 com as Equipes de Saúde da Família para realizar o levantamento epidemiológico e definir o calendário das ações propostas no projeto, esclarece a Secretária Municipal de Saúde Lucimir Uller de Bittencourt.


ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios