Dicas de Turismo

Balneário Arroio do Silva – Praia do Sul de Santa Catarina

Balneário Arroio do Silva atrai muitos turistas para suas praias na temporada de verão. Com uma população de 11.240 habitantes é umas da praias maais badaladas no Sul de Santa Catarina.

Com uma praia linda e natureza que não falta neste lugar, sendo que na alta temporada possui um fluxo maior de pessoas, devido a diversos visitantes que chegam de diversos lugares para o verão, principalmente das cidades próximas, além de turistas dos Estados Vizinhos, e turistas de outros países.

Balneário Praia Arroio do SilvaA diversidade do Balneário Arroio do Silva, com crianças, adolescentes, adultos e a turma da terceira idade. Sejam surfistas ou praticantes de outros esportes: volei, futebol, frescobol, tacobol, bocha, sempre há lugar aos visitantes, incluindo diversos pontos para a pescaria, tendo a Plataforma de Pesca na divisa com o Morro dos Conventos, e o calendário com muitos eventos, o principal deles, Arrancada de Caminhões que é realizado depois do Carnaval do Arroio (Carnarroio), somado a outros inusitados atrativos que envolvem a prática esportiva ligada a Jeep, Moto e Fusca.

A pescaria é uma das principais atividades dos moradores neste município de Balneário Arroio do Silva, havendo a Colônia de Pescadores Z-24 que organiza os principais eventos ligados a pesca.

Importante dizer que atualmente a cidade não é mais uma simples vila de pescadores, visto que já possui um comércio estabelecido, com: padarias, mercados, papelaria, mecânica, lojas de vestuário, bazar, sorveterias, locadoras, salões de beleza, prestadores de serviços na área de informática, telecomunicações e uma infinidade de empresas necessárias para o conforto dos habitantes, que hoje diminuiram a dependência que havia do município de Araranguá.

No entanto, muitos residentes do Balneário Arroio do Silva, ainda trabalham em empresas do município vizinho, devido a ausência de indústrias. Assim, recém emancipado município em questão, de forma crescente, busca sua independência econômica. Para detalhes do comércio de Balneário Arroio do Silva, tem a Lista Telefônica Farolvirtual Comércio (em português)

O Poente, especialmente no verão ensolarado, concede um espetáculo da natureza, a parte aos turistas e moradores desta cidade.

Características

A Arrancada de Caminhões é uma das principais atrações do município, que vive do turismo e da pesca.

Data de fundação e Aniversário – 29 de dezembro de 1995.
Principais atividades econômicas – Turismo e pesca.
Colonização – Italiana e açoriana.
Principais etnias – Italiana e açoriana.
Localização – Sul, na microrregião de Araranguá, a 229km de Florianópolis.
Área – 95km2.
Clima – Mesotérmico úmido, com verão quente e temperatura média de 19,2°C.
Altitude – 10m acima do nível do mar.
Cidades próximas – Balneário Gaivota, Sombrio, Araranguá, Criciúma e Içara.

História 

A História de Balneário Arroio do Silva começou em meados do século XVIII. A Serra Geral e o litoral de mar aberto serviam como referência para viajantes variados, entre eles emissários da corte, missionários e militares.

Quem habitava as florestas da região eram os índios carijós, mas aos poucos foram estabelecidos caminhos de tropeiros, formando um grande triângulo de passagem de gado entre Viamão, no Rio Grande do Sul, e as cidades catarinenses de Araranguá e de Lages.

A colonização foi iniciada por imigrantes e descendentes de açorianos, italianos e alemães, que chegaram na segunda metade do século XIX, e, em menor proporção, por descendentes de africanos. Após a emancipação dos distritos que compunham a região, predominou a influência açoriana, embora tenham sido preservados aspectos culturais das demais etnias.

Turismo

Balneário Arroio do Silva é conhecido nacionalmente pelo Quilômetro de Arrancada de Caminhões, Fuscas e Motos. Durante a temporada de verão, quando acontece o evento, a população do município chega a 70.000 pessoas. A exploração turística das praias e lagoas que circundam a sede municipal é o principal filão econômico da cidade, que oferece ótima infra-estrutura para o visitante, com hotéis, campings e restaurantes.

O turista também dispõe de banheiros e chuveiros instalados pela prefeitura. Promoções de verão, como campeonatos de escultura na areia, maratona, passeio ciclístico, o Carnarroio e a Arrancada de Caminhões estão entre as principais atrações, assim como os grupos folclóricos, corais e grupo de terceira idade.

Para quem quiser comprar uma lembrança, barracas montadas ao redor da praça central oferecem produtos coloniais e artesanato – são velas coloridas, cadeiras, bolsas e tapetes confeccionados em palha, produtos em madeira, bijuterias e lembrancinhas feitas com conchas e outros elementos que lembram o mar.

Destaque

Praia da Meta.

Como Chegar

Seguir pela BR-101 até o km 412, em Araranguá, e depois tomar a avenida João Goulart até a rodovia SC-449, que leva ao balneário.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo