Notícias Regionais

Baile de Carnaval marcará a abertura dos trabalhos com a terceira idade de Videira

ImageVideira – A abertura oficial das atividades desenvolvidas com a terceira idade pela Prefeitura de Videira, através do Departamento de Ação Social, será realizada em ritmo de folia, no próximo dia 20 de fevereiro. Um grande baile de Carnaval está sendo organizado para recepcionar os idosos no Centro de Eventos Vitória (CEVI).

O início do baile que vai ser comandado pelo Grupo Musical Amigos, está marcado para às 19 horas e segundo Maria Eneida Furlin Dresch – assistente social do Município, o salão receberá decoração com motivos da Festa de Momo e um lanche especial será oferecido aos vovôs e vovós que participarem do evento. “Queremos iniciar o ano dizendo aos integrantes da Terceira Idade, que recebemos do prefeito Wilmar Carelli, a incumbência de dar atenção especial a este setor e, é nesse sentido que vamos trabalhar”, aponta Eneida, que coordenada a abertura das atividades, juntamente com a diretora do Departamento de Ação Social – Rosane Schneider Manenti e com a assistente social – Daniele Demarchi.

Eneida destaca ainda, que na próxima segunda-feira (16), terá início o recadastramento dos idosos que queriam freqüentar os projetos desenvolvidos para a Terceira Idade, durante o ano. O cadastro também será feito no CEVI, a partir das 14 horas. Na oportunidade, os idosos serão questionados sobre as preferências em relação às atividades oferecidas. “A intenção é criar um programa que atenda a vontade e a necessidade deles. Com esses dados poderemos até ampliar o leque de atividades oferecidas”, antecipa a assistente social.

SETOR VAI TER COORDENAÇÃO ESPECIAL

Cumprindo o que preconiza o Plano de Governo de Carelli e Dr. Jorge, a Terceira Idade vai passar a ter uma coordenação exclusiva para articular os assuntos relacionadas ao grupo. Diferente do que acontecia até o ano passado, a partir de agora, tanto as atividades de lazer, quanto os programas que tratam sobre os benefícios legais aos idosos e os maus tratos enfrentados por eles, como abandono ou agressão, serão centralizados em uma coordenadoria. “A intenção é agilizar e otimizar a solução destas questões, que muitas vezes são de caráter emergencial”, diz Eneida.

A previsão é que cerca de 1.500 idosos se recadastrem no programa municipal da Terceira Idade. Através da iniciativa, profissionais da Prefeitura e de parcerias desenvolvidas com a comunidade, oferecerão aulas de ginástica, hidroginástica, informática, artesanato, dança, entre outras. “Outra novidade que vamos implementar é que antes de iniciar qualquer atividade física, os idosos passarão por uma avaliação funcional, que vai permitir que o professor de Educação Física determine para quais exercícios eles estão aptos. Isso é segurança e cuidado com a saúde”, finaliza.

Silvia Palma
Jornalista SC/ 02019-JP
Assessora de Comunicação
Foto: Pedro Schaitel

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo