Notícias Regionais

Atividades no Dia Mundial sem Tabaco

Balneário Camboriú – A Secretaria da Saúde e Saneamento de Balneário Camboriú em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente realizará, neste domingo (31 de maio) – Dia Mundial sem Tabaco – das 9h às 17h, atividades de conscientização para a comunidade na Praça Almirante Tamandaré, localizada na avenida Atlântica – Centro da cidade.

Neste domingo (31), das 9h às 17h, na Praça Almirante Tamandaré será montada uma tenda da conscientização sobre os malefícios à saúde pelo uso do tabaco. “No local, uma equipe do Meio Ambiente orientará as pessoas sobre a poluição e o tempo de degradação do filtro do cigarro no meio ambiente”, explica o coordenador do evento Luis Eduardo Borges de Melo. Além disso, os profissionais da saúde farão orientações e entrega de materiais informativos e vão abordar os fumantes para trocar a carteira de cigarros por sacolas ecológicas, entre outros brindes.

Ainda, a equipe de profissionais do Departamento de Vigilância Sanitária estará conscientizando e orientando os proprietários de estabelecimentos comerciais sobre a Lei 9294/96 que proíbe o uso de tabaco e seus derivados em qualquer ambiente fechado e de uso coletivo.

Durante a semana, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão envolvidas em atividades alusivas ao Dia Mundial sem Tabaco.


De acordo com a Diretora do Departamento de Ações Especializadas Sabrina dos Santos Soares, o principal objetivo dessas ações é sensibilizar a comunidade sobre a nocividade do tabaco, assim como a importância da prevenção dos diversos males causados pelo mesmo.

Números alarmantes

Os números do tabagismo no mundo são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. Caso as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos se confirmem, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030.

Ainda segundo a OMS, o fumo é uma das principais causas de morte evitável, hoje, no planeta. Um terço da população mundial adulta – cerca de 1,3 bilhão de pessoas – fuma: aproximadamente 47% da população masculina e 12% da população feminina fazem uso de produtos derivados do tabaco. Nos países em desenvolvimento, os fumantes somam 48% dos homens e 7% das mulheres, enquanto nos desenvolvidos, a participação do sexo feminino mais do que triplica, num total de 42% de homens e 24% de mulheres fumantes.


No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres).

Mirian Coelho
ai/UNO
    

 

    


 

   

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios