Notícias Regionais

Atividades do Dia do Silêncio

Balneário Camboriú – Com o objetivo de conscientizar, através da orientação, sobre os males que os ruídos excessivos podem causar a saúde o CEM Tomaz Francisco Garcia programou diversas atividades para serem desenvolvidas com os alunos e professores.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a exposição a níveis de barulho superiores a 60 decibéis representa cerca de 210 000 do total de mortes provocadas por ataques cardíacos anualmente. Entre os males à saúde, causados por excesso de barulho se destacam: a perda da capacidade auditiva, insônia, estresse, falta de concentração, problemas cardiovasculares, depressão e até impotência sexual ou danos ao feto em mulheres grávidas.

A preocupação da equipe de profissionais do CEM Tomaz Francisco Garcia foca o problema no que diz respeito às crianças, que quando expostas a um ambiente barulhento são prejudicadas principalmente no processo cognitivo e também aos professores que neste caso estão sujeitos ao estresse mental que poderá provocar diversos distúrbios psicológicos e físicos.

Com o intuito de envolver a todos ,a escola criou um evento especial. Os alunos foram comunicados com antecedência sobre o comportamento diferenciado que deveriam ter neste dia e as regras a serem seguidas como falar mais baixo, evitar causar ruídos com correrias, arrastar mesas e cadeiras, bater nas mesas e gritar. As conversas simultâneas também devem ser evitadas.


Ao chegarem à escola, os alunos receberam a figura de uma boca recortada em cartolina, simbolizando a diminuição do tom da voz. A escola foi toda decorada com cartazes informativos e adereços alusivos ao dia do Silêncio. A sessão cívica aconteceu sem aparelhos sonoros. O Hino Nacional foi cantado sem acompanhamento de Cds e a declamação de poesias foi feita sem o uso de microfones.

ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios