Notícias Regionais

Assinatura em Laguna do acordo de preservação do patrimônio cultural

Laguna – No dia 8 de abril representantes das cidades históricas de Santa Catarina estarão em Laguna para assinatura do acordo de preservação do patrimônio cultural. Participaram do encontro os prefeitos de Laguna, São Francisco do Sul, Florianópolis, Itaiópolis e Joinville, juntamente com o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida.

O Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PAC Cidades Históricas), foi lançado pelo Governo Federal em 21 de outubro de 2009, criou o Plano de Ação como instrumento para proposição e priorização de ações.

O objetivo é criar uma parceria entre Governo Federal, Governo Estadual e governos municipais, visando o desenvolvimento social e econômico, a partir da preservação do patrimônio cultural. O documento de concretização da parceria será assinado em Laguna.

A intenção do plano é melhorar a qualidade de vida dos moradores de Laguna, com o desenvolvimento sócio-econômico do município a partir de ações de valorização do Patrimônio Cultural e Natural do Centro Histórico e seu entorno e de fomento ao turismo.


A elaboração dos Planos de Ação vem sendo desenvolvida pelo Iphan, juntamente com o Estado e com as prefeituras que se propuseram a organizar seus Planos, visando à preservação de seu Patrimônio Cultural. No município de Laguna a responsável pela coordenação das ações municipais foi a arquiteta Renata Siqueira Martins, da Fundação Lagunense de Cultura.

O Plano de Ação é um instrumento para enfrentar questões estruturantes das cidades, por meio de um planejamento integrado que estabeleça ações para o desenvolvimento social vinculadas às potencialidades do seu patrimônio cultural.

ai/24horas

 


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios