Notícias Regionais

Aproximadamente 2 mil pessoas participaram do Encontro de Etnias

Jaraguá do Sul – Cerca de 2 mil pessoas passaram pelo Encontro Cultural das Etnias, que aconteceu no último sábado, nas proximidades da Fundação Cultural/JS, entidade promotora do evento. De acordo com um dos integrantes da comissão organizadora, Sidnei Marcelo Lopes, a presença de público superou as expectativas dos participantes, que comercializaram praticamente tudo o que foi colocado à venda em suas barracas.

Além de assistir às apresentações de grupos de dança e corais, os visitantes também tiveram a oportunidade de apreciar delícias tipicas de cada etnia: tapioca e caldo de feijão dos afro-brasileiro, o “pierog” dos poloneses e o sanduíche alemão, dos germânicos, por exemplo. A programação do evento contou ainda com show da banda Lino Orquestra, que volta a se apresentar em Jaraguá do Sul no próximo sábado (25), a partir das 12 horas, na Praça Ângelo Piazera.

Realizado anteriormente na Praça Ângelo Piazera, o novo local foi aprovado pelos participantes, principalmente devido à maior receptividade do público. “As atividades estavam programadas para acontecer entre 9h30 e 13h30, mas só conseguimos encerrar por volta das 14 horas”, informa Sidnei Lopes, avaliando que o evento cumpriu com seu objetivo: possibilitou aos visitantes uma mostra da diversidade cultural de Jaraguá do Sul ao estilo tradicional dos encontros em praça pública.

A iniciativa envolveu a participação das instituições representativas das principais etnias que compõem a população jaraguaense: Círculo Italiano, Associação da Cultura Húngara, Associação da Cultura Polonesa, Movimento da Consciência Negra do Vale do Itapocu (Moconevi), Centro Cultural Neue Heimat, Liga dos Grupos Folclóricos de Jaraguá do Sul, Sociedade Aliança e Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI).

Ao lado dessa festa da diversidade também aconteceu o Encontro de Pintura, uma promoção da Associação Jaraguaense dos Artistas Plásticos (Ajap), em parceria com a Fundação Cultural/JS. O evento reuniu associados da Ajap e seus convidados na Praça dos Feirantes, onde expuseram suas obras e realizaram pintura de painéis sob o olhar atento do público.

Fonte: Assessoría de Imprensa

 

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo