Notícias Regionais

Ampliação do Programa Aluno Guia

Joinville – A Prefeitura de Joinville, por intermédio da Conurb, e o Sindicato do Comércio Varejista de Veículos de Joinville, firmaram termo de cooperação financeira para patrocinar as atividades sociais do Programa Aluno Guia. Assinaram o termo de cooperação o prefeito Carlito Merss, o presidente da Conurb, Tufi Michreff Neto, e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos de Joinville, Júlio Schroeder.

A previsão para o segundo semestre deste ano é contemplar 20 unidades educacionais que se encontram em vias de intenso tráfego de veículos nos horários de entrada e saída das aulas.

Formado por equipes de alunos e por policiais militares ou agentes de trânsito encarregados de controlar o tráfego nas imediações dos estabelecimentos de ensino nos horários de entrada e saída das aulas, o Programa Aluno Guia promove a educação para o trânsito e auxilia na segurança dos escolares.

Este ano, a Conurb (Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville), gerenciadora do Programa Aluno Guia, investe cerca de R$ 65 mil na compra de materiais como: camiseta, boné, capa, colete, apitos, cones e cancelas. Um Termo de Cooperação, com valor previsto de R$ 30 mil, foi firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista de Veículos de Joinville e a Prefeitura nesta quarta, 10/6.


Além da segurança junto ao trânsito das escolas, o Programa propõe formar adolescentes conscientes, que prestam um relevante serviço à comunidade. "O Aluno Guia para mim é um dos Programas mais importantes para o nosso município, porque consegue humanizar o trânsito por meio da educação”, ressalta o prefeito Carlito Merss. O prefeito também destaca a finalidade do Programa de garantir o índice de redução de acidentes, principalmente em frente às escolas e suas imediações.

"É um programa educativo e que apresenta reflexos positivos na formação dos nossos alunos", reforçou o secretário de Educação, Marquinhos Fernandes.

Para auxiliar na expansão do número de instituições contempladas pelo Aluno Guia, Carlito, o presidente da Conurb, Tufi Michreff Neto, o Coronel da Polícia Militar, Ricardo Alcebíades Broering e o diretor-administrativo da Conurb, Marcelo Crivelatti assinaram o lançamento de edital de licitação para a compra de 15 novas motocicletas destinadas à PM, uma das parceiras na condução do Programa.

Cidadania


Todo Aluno Guia passa por uma capacitação de 15 horas aulas, com teoria e prática sobre Segurança no Trânsito. Participaram até hoje do Programa 10.107 alunos, capacitados e treinados pela Polícia Militar. Sendo que muitos deles permanecem atuando por um período de quatro anos. "É um programa que educa desde quem já cresceu e está ao volante, até os que vão chagar lá em alguns anos", defende Ana Carolina Zuchi, 14 anos, que faz parte do Aluno Guia há dois anos.

Instituições envolvidas:

Prefeitura de Joinville

Conurb


Polícia Militar

Fundação de Vigilância de Joinville

Gerência Regional de Educação

Secretaria Municipal de Educação


Sindicato do Comércio Varejista de Veículos de Joinville como

patrocinador/2009.

Cada escola participante mantém um coordenador para o programa.

Empresas participantes:


Delta Veículos – Adelmar Zilio

Florença – Paulo Freitas

Gabivel Veículos – Sergio Murilo Batista

La Fontaine – Armando Thomazi


Le Monde – Osoni Gomes da Silva

Liberte – Rildo Tristão da Silva

Moto Place – Ivo Koentopp Junior

Power Imports – Guilherme Bley


Stein – Carlos Eduardo Haufe

Breitkopf – José Longo

Grupo Mevepi – Demétrio Carolina

Globovel – Carlos Henrique de Brito Losekann


Toyoville – Júlio Schroeder

Koentopp – Ivo Koentopp

Escolas com o Programa já instalado:

EM Profª Lacy Luíza da Cruz Flores


Rua Valdomiro José Borges – Itinga

EM Profª Laura Andrade

Rua Senador Rodrigo Lobo, 1140 – Iririú

EEB Dr. Tufi Dippe


Rua Antônio da Silva, 4935 – Iririú

EEB Presidente Médici

Rua Helmuth Falgatter, 1449 – Boa Vista

EEB Engº Annes Gualberto


Rua Guaíra, 129 – Iririú

EEB Giovani Pasqualini Faraco

Rua D. Francisca, 4957 – Santo Antônio

EEB Conselheiro Mafra


Rua Conselheiro Mafra, s/n – Atiradores

EEB Profª Antônia Alpaídes Cardoso dos Santos

Rua Minas Gerais, s/n – Nova Brasília

Fonte:Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios