Notícias Regionais

Alunos de Videira conhecem projeto Eco do Avencal em Urubici

Videira – Conhecer na prática a história e a ciência, ter experiências claras da química e física no meio ambiente. Esses foram alguns dos benefícios do intercâmbio de conhecimento propiciado durante a visita ao projeto Eco do Avencal, em Urubici. Foram horas de entretenimento, aventura e muito conhecimento. Para o secretário regional, Dorival Carlos Borga, a iniciativa é elogiável “Avançar e ultrapassar as barreiras escolares proporciona benefícios intangíveis para o aluno e para a educação como um todo.

A visita começou com um café da manhã e prosseguiu durante todo o dia. A equipe de aproximadamente 42 alunos foi recebida por dois professores e pesquisadores, que repassaram conhecimento em diferentes áreas: conteúdos pedagógicos, ecológico e cultural; ambos interagindo com um cenário repleto de natureza. A equipe do Eco do Avencal atuou como interlocutor de vários conteúdos e tornaram os momentos vivenciados nas diferentes áreas temáticas em momentos lúdicos.

Durante a visita foi possível observar tópicos referentes a paleontologia, arqueologia, evolução humana, reprodução, geografia, química, física, aracnídeos, história, projeto água, fontes de energia, botânica, anfíbios, índios Xoklengs, rota dos Tropeiros e muito mais. Como ação recreativa o projeto ainda contou com trampolim, touro mecânico, cavalgada, trilha ecológica e a visita a Cascata do Avencal, que possui 110 metros de altura.

Para a escola, a viagem à Urubici faz parte de um ambicioso planejamento anual, que pretende concretizar outras 10 viagens de estudos neste ano de 2015, tendo como destino Foz do Iguaçú, Ametista do Sul, Itá, Usina Eólica de Água Doce, entre outros. “Esses intercâmbios possibilitam a complementação do conhecimento repassado aos alunos em sala de aula. Propicia novas oportunidades aos alunos e aos professores uma visão mais ampla de práticas educacionais diferenciadas” destacou a diretora Marisa Trindade Dambros enaltecendo a importância da realização das mesmas.

A gerente de educação, Rita de Cássia Soares, também reforçou que as viagens de conhecimento trazem benefícios incalculáveis “Não é somente os conteúdos que os alunos absorvem com maior facilidade, tendo em vista que é todo um contexto que esta trabalhando o tema, mas a visão de mundo dos alunos que é ampliada, bem como sua responsabilidade, seu compromisso e outros valores tão importantes para a sociedade” finaliza.

Foto © Arquivo Escola Eurico Rauen
Josiane Zago
ai/UNOPress

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo