Notícias Gerais

Alevinos de robalos integram o 1º repovoamento de Santa Catarina

Garuva – Os primeiros cinco mil alevinos de robalos integram o 1º repovoamento de Santa Catarina. Esta ação faz parte do projeto Babitonga Sustentável, apresentado durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional, em Garuva, e que contempla o repovoamento de 500 mil alevinos de robalo na baía Babitonga, a instalação de um centro de referência tecnológico ambiental, a utilização da Ilha da Rita como centro de pesquisa e de turismo, a organização de um fórum permanente de discussão ambiental da baia, além da implantação de boias oceanográficas para monitoramento das águas e do clima.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional – Joinville, Manoel Mendonça, destaca que este repovoamento é o ponta-pé inicial para que o grupo comece a colocar em prática as ações do projeto Babitonga Sustentável. “Todos vão ganhar com estas ações de cunho sócio ambiental que visa destacar a gastronomia, proporcionar turismo o ano todo, monitoramento das águas e do clima e outras ações”, expôs. O governador Luiz Henrique da Silveira também é um dos grandes incentivadores destas ações de meio ambiente, destaque para o repovoamento de peixes na Baía Babitonga.

Este projeto conta com a participação de representantes da Epagri, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville, Cidasc, Univille, Instituto Federal Catarinense, Fundação 25 de Julho, Laboratório de Larvas de Camarão, Fórum Regional Empresarial, além da Polícia Militar Ambiental, proprietários de marinas e de pousadas.

Complexo Intermodal Catarinense


Ainda durante o Conselho de Desenvolvimento Regional, em Garuva, o governador Luiz Henrique assinou o documento que declara de utilidade pública para fins de desapropriação a área do Complexo Intermodal Catarinense no município de Araquari.

Num terreno de 26 milhões de metros quadrados (9km x 3,5 km) será construído um aeroporto regional, condomínio industrial, uma área de retroporto e ainda a ferrovia litorânea. Esta ação é do Governo do Estado, por meio da SC Parcerias e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville, com apoio dos municípios da região Norte.

Conselho de Desenvolvimento Regional

O Conselho de Desenvolvimento Regional é formado por membros natos (secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, prefeitos da região e presidentes de Câmara de Vereadores da região) e também por representantes da sociedade civil organizada, proveniente de instituições e segmentos mais expressivos da região.


Este encontro é presidido pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Manoel Mendonça. Cada município possui quatro representantes e as reuniões acontecem mensalmente num dos oito municípios integrantes da SDR-Joinville.

AI/Redação 24 Horas

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios