Notícias Regionais

Agricultores de Xanxerê recebem Casas do Minha Casa Minha Vida Rural

Xanxerê – Foram entregues no último sábado (12), as chaves de 16 casas para agricultores de Xanxerê, contemplados com financiamentos no programa do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida Rural. 

Os agricultores atendidos são das comunidades de Linha Salete, Medianeira, Vargem Bonita, Bom Jardim, Linha Rodrigues, Bom Sucesso, São Lourenço, Aterro Alto, Cambuinzal, Serrinha e agricultores da parte rural do Bairro Aparecida.

Os tamanhos das casas variam entre 45 a 69m², com subsídio de R$ 28,5 mil através do programa, onde os recursos foram concedidos pela Caixa Econômica Federal.

A prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria da Agricultura, efetuou os cadastros dos agricultores beneficiados, bem como a terraplanagem e abertura para o tratamento de esgoto (fossas). Também foi feito o acompanhamento através de fotos, comprovando a execução e medição das obras.

A Lei Municipal foi modificada para a concessão de habite-se, onde casas até 70 m² respeitando as divisas de estradas e áreas de proteção permanente – APP, recebam isenção da taxa de habite-se, por se tratar de um programa social.

A Assistência Social promoveu curso de aperfeiçoamento para os mutuários, como separação adequada do lixo, preparo de compostagem (lixo orgânico) e como produzir de maneira eficaz verduras e legumes em hortas individuais.

Os projetos técnicos foram desenvolvidos pela empresa SOS Sustentar de Chapecó. “Nós apresentamos os projetos aos agricultores, entretanto eles se responsabilizaram na contratação da mão-de-obra e na compra do material. O nosso papel foi mesmo de orientação técnica”, explicou o assessor da empresa Ítalo Zanelato.

Morador da Linha Serrinha, Evandro Brunetto, disse que ficou satisfeito com a casa nova. “A construção da casa foi um incentivo para que eu e minha família permanecêssemos no campo. Já estávamos planejando ir pra cidade, agora, de casa nova, vamos ficar”, revelou Brunetto.

O secretário de Assistência Social, Amélio Radaelli, destacou o trabalho da sua equipe em atender a parceria com o programa e com os agricultores. “O trabalho técnico-social iniciou em janeiro do ano passado e sendo finalizado agora. Importante destacar a relevância desta parceria, entre o Governo Federal e o município, para manter o homem no campo”, finalizou.

ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo