Notícias Regionais

Agentes de saúde de Balneário Piçarras recebem capacitação para combate a dengue

Balneário Piçarras está em alerta máximo contra a dengue. O departamento de Vigilância Sanitária do município promoveu na tarde de hoje, no auditório do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), uma capacitação para cerca de 30 agentes de saúde do município. O objetivo foi orientá-las sobre a doença e como cada uma deve proceder durante as visitas residenciais.

Atenção especial aos locais que possam servir de abrigo para a larva do mosquito. Essa foi a principal orientação repassada pelo coordenador da Vigilância Sanitária do município, Ricardo de Souza Paula, durante a reunião. “Precisamos ampliar o trabalho que já é feito nas residências. Observar ao redor e verificar quais são as reais condições de higiene e limpeza”, enfatiza.

A forma de abordar o morador também foi tema da capacitação. O coordenador da Vigilância Sanitária lembra que nem todos os moradores aceitam o trabalho dos agentes. “A doença põe em risco a saúde de toda a família, inclusive dos filhos. Infelizmente, se as pessoas não receberem as agentes, farão um desserviço contra elas mesmas”, acrescenta Ricardo.

Verificar calhas, caixas d’água, lixeiras, piscinas, garrafas e outras possíveis áreas ou objetos de risco também foram recomendados. Outra dica foi solicitar aos proprietários de casas de veraneio que tapem o gargalo do banheiro com sacos plásticos e deixem as tampas dos vasos sanitários sempre fechadas.

Reunião com lideranças do bairro Itacolomi

Ainda na segunda-feira, 9 de fevereiro, representantes das secretarias de Assistência Social, Obras, Planejamento, Saúde e Turismo de Balneário Piçarras promovem uma reunião com lideranças da comunidade do bairro Itacolomi, o maior em extensão territorial do município. O encontro está marcado para as 13h30, na casa número 1.360 da rua Santa Luzia.

Segundo Ricardo, a reunião servirá para conscientizar a comunidade sobre a importância de não deixar lixo acumulado em frente ao terreno. “Nessa mesma rua Santa Luzia  detectamos algumas áreas com entulhos”, revela o coordenador da Vigilância.

As reuniões também ocorrerão, respectivamente nos bairros Nossa Senhora da Paz e Conceição. “Posteriormente faremos nas demais localidades de Balneário Piçarras”, informa Ricardo.

Três focos esse ano

Até o momento, Balneário Piçarras registra, oficialmente, três focos positivos para a larva do mosquito da dengue, todos esse ano e localizados em armadilhas montadas pela Vigilância Sanitária nos bairros Centro, Conceição e Itacolomi.

Ao todo, 115 armadilhas foram colocadas em estabelecimentos comerciais e pontos estratégicos do município. Apesar dos três focos, nenhum caso da doença foi confirmado até o momento.

ai/UNOPress

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo