Notícias Regionais

Aeroporto de Joinville já usa aproximação das aeronaves por instrumentos

Joinville – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) homologou nesta quinta-feira (26) a operação do ILS (Instrument Landing System) no aeroporto de Joinville.

A decisão foi confirmada pelo secretário de desenvolvimento Econômico, Jalmei Duarte. Um avião da Gol já operou com o uso do equipamento no final da tarde de hoje.

“Essa conquista é um marco histórico para Joinville. A cidade terá condições de receber mais voos. O aeroporto é uma referência importante para o desenvolvimento para a nossa cidade e região”, destacou Duarte.

O ILS é um sistema de aproximação das aeronaves por instrumentos que vai reduzir de 2 mil para 1.200 metros a distância de visão horizontal da pista na hora do pouso e de 400 para 300 pés (cerca de 60 metros) o teto de aproximação vertical da pista.


Com o ILS haverá um ganho de 61% na performance dos pousos, ou seja, de cada 100 poucos abortados por questão de mau tempo, 61 serão possíveis com esse sistema.

Nesse ano o aeroporto de Joinville teve uma classificação importante relacionada ao seu PCN (pavement classificantion number), número que indica a resistência do pavimento da pista para operação, sem restrições, das aeronaves.

Atualmente, o PCN é 33 e deve ser elevado para 51, pela Infraero.

Assim, pista poderá receber aeronaves com maior capacidade de passageiros e de cargas.
ai/UNO


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios