Notícias Regionais

Ações do Outubro Rosa em São Lourenço do Oeste

São Lourenço do Oeste – A campanha “Outubro Rosa”, está ganhando notoriedade em todos os órgãos da administração municipal. Cada setor da prefeitura usou a imaginação para decorar o ambiente com motivos que lembrem essa campanha, que é desenvolvida em todo o mundo, chamando a atenção das mulheres para a importância da prevenção do câncer de mama.

Sabendo da importância dessa prevenção, a secretaria municipal de Saúde, está desenvolvendo desde o inicio de outubro, ações que busquem levar às lourencianas através de informações e exames preventivos, mais tranquilidade com relação a essa doença que tem aumentado a cada ano.

A programação do Outubro Rosa, teve inicio no dia 03 de outubro com a coleta do preventivo em todas as unidades de saúde da cidade  e nesta sexta-feira (16), haverá noite D de coleta de preventivo onde a partir das 19hs a policlínica municipal de Saúde, estará aberta com uma equipe qualificada para atender todas as mulheres do município, que desejam fazer seu preventivo e ter orientações sobre o câncer de colo de útero e câncer de mana.

A Policlínica ficará aberta até às  21hs para melhor atender a todas as mulheres que queiram fazer o preventivo. É importante que todo às mulheres deixem seu cartão do SUS atualizado, pois é indispensável para o exame do preventivo.

Para fechar a programação, a secretaria de saúde vai promover no sábado dia 24 de outubro duas palestras sendo: “Saúde da Mulher e Bom dia Mulher, acorde, se toque e vença” que acontecerá no Teatro Professor Arno Ignácio Etges a partir das 14 horas com coquetel de confraternização à todas as participantes.

As atividades terão continuidade no próximo mês, coma a campanha “Novembro Azul” que irá trabalhar a conscientização do público masculino para a importância da prevenção do câncer de próstata.

Prevenção do Câncer de Mama

O que procurar?

• Caroços (nódulos).
• Abaulamentos ou retrações da pele e do complexo aréolo-mamilar (bico do seio).
• Secreções mamilares existentes.

Orientações

• O autoexame permite perceber alterações nas mamas. Frente a qualquer sinal de alarme, procure um médico.
• O autoexame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem determinar um dia específico para repetir o autoexame todo o mês.
• O autoexame não é um método diagnóstico e não substitui a visita ao mastologista. A mamografia é o único método de detecção precoce. Portanto peça sempre orientações a um médico especialista.

Importante:

• O autoexame das mamas não substitui a consulta de rotina que deve ser feita ao médico.

Como fazer o auto-exame

No chuveiro ou deitada:

Coloque a mão direita atrás da cabeça. Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda suavemente em movimentos circulares por toda mama direita. Repita o movimento utilizando a mão direta para examinar a mama esquerda.

Diante do espelho:

Inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo
Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico.

Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a. Observe se há qualquer alteração. Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção. A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamárias, não significa necessariamente a existência de câncer.

Lembre-se de que 80% dos nódulos mamários são benignos e apenas uma pequena porcentagem de secreções está relacionada ao câncer.

ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo