Joinville – “Hoje Joinville está em um patamar mais alto no tratamento de câncer”. Com esta frase, o médico Ricardo Polli, chefe do setor de radioterapia, simbolizou o início dos tratamentos de pacientes com câncer com o moderno Acelerador Linear instalado dentro da Casamata do Hospital Municipal São José.
Eram 10h30 quando o paciente Júlio Conoradt, de 68 anos, foi o primeiro a ser tratado pelo equipamento em Joinville. Outros três pacientes também passaram pelos primeiros procedimentos. “Tenho orgulho de ser o primeiro a ser tratado por esse equipamento. Será um avanço para a saúde pública de Joinville”, diz Júlio Conoradt, que faz tratamento de um câncer na próstata.
Depois de ser entregue oficialmente em dezembro de 2010 e de técnicos serem treinados, o acelerador linear e a casamata está à disposição dos pacientes. Segundo o médico Ricardo Polli o objetivo é gradativamente zerar a demanda do tratamento com a bomba de cobalto.
A diferença entre a bomba de cobalto e o acelerador linear é o tempo quem que o paciente fica em exposição a radiação. O novo equipamento reduz os efeitos por longas sessões e, por consequência, o sofrimento dos pacientes
de radioterapia. “Aos poucos vamos passamos os pacientes do cobalto para o acelerador. O objetivo é zerar”, explica Polli, que tem como intenção reduzir o gargalo de atendimento na radioterapia.