Net Business

A primeira impressão é a que fica: Empregadores decidem sobre candidatos a emprego em menos de 7 minutos

por Mauro Queiroz

Na próxima vez que você estiver numa entrevista de emprego, certifique-se de que seus primeiros 6 minutos e 25 segundos causem boa impressão. Segundo pesquisa uma realizada pela monster.co.uk, este é exatamente a quantidade de tempo que você tem para causar uma boa impressão e conquistar o emprego do seu sonho. E momentos muito significativos porque os entrevistadores tem somente 385 segundos para decidir se você é o candidato certo para a vaga.

A Monster.co.uk entrevistou gerentes e funcionários sobre as suas experiências em entrevistas. Mais de dois terços dos empregadores (71%) disseram que estão imediatamente fora do páreo os entrevistados que tiverem tatuagens, por exemplo.

O estudo mostra como as primeiras impressões podem arruinar completamente a possibilidade de um candidato conseguir uma vaga de emprego. Além disso, seis em cada dez chefes (62%) dizem que a forma que entrevistado se veste tem um grande impacto na sua empregabilidade.

Constatou-se que patrões querem que os seus potenciais membros de equipe sejam capazes de manter contato com os olhos quando eles estão conversando com eles (82%). Também dizem que descontração ou a qualidade da conversa informal influencia a sua decisão.

Enquanto isso, mais da metade (55%) também tomam sua decisão com base na força de seu aperto de mão.

O atributo mais importante é a experiência do candidato a vaga de trabalho (36%), seguido por primeiras impressões (24%) e sua formação (12%).

E também parece que a maioria dos candidatos a emprego (70%) tem a mesma probabilidade de serem influenciados por suas primeiras impressões. Eles vão decidir se aceitam o emprego com base no aperto de mão do entrevistador, a sua qualidade de conversa aleatória.

Corinne Sweet, um psicólogo comportamento organizacional, disse: “Nós fazemos suposições instantâneas sobre as pessoas e podemos julgar com severidade ou formar fantasias. Estes são baseados em fatores externos incluindo: estilo, tatuagens, cor da pele e seu sotaque. Essas impressões podem estar certo ou errado, mas os candidatos devem saber que os empregadores estão formando uma opinião sobre eles, desde o primeiro contato”.

“Além disso, os empregadores devem entender que os funcionários estão formando suas impressões também. Claro que as primeiras impressões precisam ser apoiados por desempenho, mas estar a um passo da contratação e ter sucesso durante a entrevista – ou mesmo apenas começando – é o principal desafio nos dias de hoje.”

O que não fazer em uma entrevista

Os cinco principais piores exemplos de técnicas de entrevista ruins incluíram:

Aperto de mole
Não saber nada sobre o cargo ou a empresa
Chegar atrasado
Cheirando mal – seja por causa de odor corporal ou cigarro
Estar alto ou bêbado

O que entrevistadores em procuram

O timing do candidato (96% concordam que isto é importante)
Nível de preparação para entrevista (93% concordam)
Capacidade para manter contato com os olhos (82% concordam)
A aparência pessoal (73% concordam)
Qualidade de descontração ou conversa informal (60% concordam)
Força de aperto de mão (55% concordam)

Os cinco fatores mais importantes entrevistadores consideram ao fazer uma contratação são:

Experiência de trabalho (36%)
A primeira impressão do candidato (24%)
Educação (12%)
Qualificações profissionais (10%)
Referências (9%)

Fonte: monster.co.uk
Mauro Queiroz/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo