Notícias Regionais

A estudante Janaina Cardoso Borges é premiada em concurso de redação no Novembro Consciente

Criciúma – A importância da consciência negra para a promoção da cidadania foi o tema do concurso de redação desenvolvidos nas 14 turmas de 9° ano da rede de ensino da secretaria do sistema da Educação de Criciúma. A estudante Janaina Cardoso Borges, de 14 anos, da escola José Francisco Bertero, no bairro São Simão, foi a grande vencedora e recebeu um troféu na manhã nesta quinta-feira (29).

Os alunos do educandário prestigiaram o momento da entrega do prêmio no pátio. A secretária Olnete Bez Fontana ressaltou que todas as pessoas têm em mente o desejo de mudar o mundo, mas colocar no papel não é uma missão fácil. “A estudante fez um texto de muita qualidade e está de parabéns. Assim como a professora Eliane Bortoloto”, expôs. A coordenadora da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma (Copirc), Geórgia Hilário, leu aos alunos o texto escrito pela colega o qual foi aplaudido, devido a riqueza de detalhes.

Janaina afirma que não esperava receber o prêmio, ainda mais sendo escolhida entre tantas escolas. Na redação ela fez um relato como se estivesse em um sonho e acordasse para uma realidade que deve ser mudada. “Os professores sempre falam sobre o racismo em sala de aula e fui lembrando tudo que aprendi. Precisamos acordar e deixar o preconceito de lado”, afirmou. Ela salienta que o racismo não deve ser praticado, pois para quem sofre deve ser muito difícil.

A coordenadora da Copirc acrescentou que o troféu é um reconhecimento pelo trabalho. “Cada escola escolheu uma redação que competiu com os escolhidos dos outros educandários. A avaliação do texto foi feita por mim e pela professora Ivana, que é coordenadora da Língua Portuguesa na secretaria”, explicou a metodologia.

ai/UNOPress

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo