Dicas de Turismo

A Escola de Teatro Bolshoi em Joinville

A sede da Escola de Teatro Bolshoi em Santa Catarina, fica na cidade de Joinville, inaugurada em 2000, com os mesmos ideais artísticos e sociais que deram origem à Escola em Moscou. É a única filial do Teatro Bolshoi fora da Rússia. A função da Escola no Brasil é formar artistas profissionais de balett e estimular o conhecimento e a cidadania, atendendo especialmente crianças das camadas sociais mais necessitadas.

A Escola Coreográfica de Moscou surgiu em 1776, tendo como primeiros alunos crianças carentes e servos. Ela deu origem à Companhia de Dança e, mais tarde, ao Teatro Bolshoi. O primeiro prédio do Teatro foi construído em 1780, no mesmo local onde se encontra a sede atual do Bolshoi, suntuosa edificação tombada pela ONU como Patrimônio Arquitetônico e Cultural da Humanidade.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil utiliza o método Vaganova de ensino, o mesmo que forma os artistas russos do Bolshoi; seu conteúdo é transmitido aos professores brasileiros através do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão, criado especialmente para este fim.

O Curso de Educação Profissional de Nível Técnico se destina a formar artistas de ballet com habilitação em dança, tem 8 anos de duração e pode ser ingressado por crianças entre 9 e 11 anos de idade. O Estágio Modular é constituído por módulos bianuais de aperfeiçoamento das técnicas de Dança Clássica e de Dança Contemporânea, pode ser freqüentado por crianças e jovens a partir dos 12 anos, mas que já possuam algum conhecimento em dança.


A estrutura atual da Escola ocupa uma área de aproximadamente 6 mil m², com salas apropriadas para aulas práticas e teóricas, estúdios de piano, espaços culturais, Núcleo de Saúde, Biblioteca, Camarins, vestiários, atelier de figurinos, cantina e ainda uma sala de preparação de cenários, adereços e figurinos, e dois laboratórios cênicos. A Escola de Teatro Bolshoi no Brasil é referência na educação, cultura e cidadania de Joinville. Trata-se de um projeto cultural em desenvolvimento, cuja grandeza se verifica pela extensão social e abrangência educacional que alcança com seus propósitos e atividades. Se faz presente no país e no exterior com apresentações dos alunos em mostras didáticas de dança, música e teatro e com participações em seminários e debates sobre a cultura e educação. Investe na formação de platéias e desenvolve a percepção artística da comunidade, unindo-se à diversidade cultural.

Democratizar a arte da dança, proporcionar maior conhecimento ao público sobre os grandes balés, provocar a valorização artística, ajudar a combater a fome a exclusão cultural e social, disseminar informações sobre o projeto da Escola do Teatro Boshoi no Brasil são propostas desta ação cultural. Cerca de 94% dos alunos, recebem bolsa de estudo integral durante oito anos de curso, gratuidade do ensino, alimentação complementar, uniformes, transporte, assistência médica, fisioterápica e odontológica, e orientação pedagógica.

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Assessoria de Comunicação
Centreventos Cau Hansen
Av. José Vieira, 315 – Joinville / SC
89.204-110
Fone: (47) 422-4070 / ramais 221 – 232
Fax: (47) 422-4070/ ramal 236

www.escolabolshoi.com.br
[email protected]


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios