Medicina e Saúde

Emagrecer no Inverno é mais fácil conheça estas dicas

O Inverno é a época mais propícia para emagrecer. Segundo, a nutricionista Christine Neves, que atende no Espaço Aono, afirma que o gasto energético do organismo para manter a temperatura corporal aumenta de 20% a 30% durante os dias frios. O que ajuda emagrecer no inverno. “Se houver o consumo equilibrado de alimentos, as pessoas podem até emagrecer”, afirma.

O inverno ‘instiga’ o consumo de alimentos energéticos. No entanto, as temperaturas mais frias são aliadas para o emagrecimento. A observação é da nutricionista Christine Neves do Espaço Aono – spa urbano instalado no bairro paulistano de Jardim Paulista. “No inverno, o gasto energético do organismo aumenta de 20% a 30%. Se houvesse o consumo equilibrado de alimentos, é possível emagrecer.

Isso acontece porque usamos nossa reserva de gordura para auxiliar na manutenção do equilíbrio da temperatura corporal durante o inverno, entre outras funções do organismo”. Porém, no dias mais frios, as pessoas parecem não resistir ao fondue, ao chocolate quente e sopas cremosas, entre outros alimentos que têm a cara do inverno. “Eles dão a sensação, a quem os consome, de estarem mais aquecidos”, observa Christine. “O exagero, porém, resulta em aumento significativo de peso eliminando a chance de emagrecer”.

A nutricionista alerta que é preciso cuidar da alimentação para emagrecer o ano todo, independentemente da estação do ano. “Aqueles que conseguem manter uma alimentação balanceada conseguem, por exemplo, deixar o organismo mais resistente a problemas frequentes do inverno como gripes e resfriados”.

Para manter o peso, o gasto de energia deve ser maior do que seu consumo, a partir de uma alimentação saudável e equilibrada. Além da dieta para emagrecer no inverno, a nutricionista reforça a importância da prática de atividade física. “Exercícios ajudam a manter o peso ou, dependendo de sua intensidade, a diminuí-lo e queimar gordurinhas indesejadas”.

Entetanto, em termos de hábitos alimentares, o que fazer para suprir o gasto energético – maior no inverno – sem cometer o famoso “pecado da gula” e evitando o consequente aumento de peso? Seguem algumas dicas da nutricionista Christine Neves:

Como Emagrecer no Inverno?

– Fracione as refeições: não fique mais de 3 horas sem se alimentar!
– Dê preferência a alimentos com menos quantidade de gordura em sua constituição. Por exemplo, substitua queijo amarelo por queijo branco e leite integral por leite desnatado;
– Sopas à base de legumes e verduras são menos calóricas, mas se, entre os ingredientes, não puder evitar creme de leite e leite, por exemplo, substitua-os pelos formatos light ou iogurte desnatado, igualmente saboroso e mais rico em nutrientes;
– Utilize alimentos ricos em fibras (legumes, verduras e cereais como aveia, gérmen de trigo), pois, além de ajudar a regularizar a função intestinal, mantêm os níveis do colesterol e promovem maior sensação de saciedade;
– Substitua carnes mais gordurosas pelas magras, como alcatra, coxão mole, peito de frango, peixe de carne branca etc.;
– Evite doces à base de cremes e chantilly: dê preferência a frutas ou doces feitos com frutas, sem adição de açúcar;
– Evite o consumo de açúcar e prefira substituí-lo por adoçante;
– Evite molhos ricos em gorduras para acompanhamento de massas: substitua-os por molhos à base de tomate.
– O chá servido bem quente ajuda a dar uma sensação de aquecimento ao organismo; chás verde, branco e de hortelã ajudam também na digestão: beba uma xícara após a refeição.

Sobre o Espaço Aono :

O Espaço Aono, localizado no Jardim Paulista, inovou seus tratamentos introduzindo rituais trazidos de várias partes do mundo como Himalaia, Índia, China, Japão, Grécia e Europa. Seguindo a filosofia de oferecer um trabalho multidisciplinar, firmou parceria com o Educador Físico e Fisiologista do Exercício, Fred Rezek, que montou um ‘studio’ de condicionamento físico com aparelhos modernos.

ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo