Notícias Gerais

A CBL disponibiliza a carta de exclusividade online

A Câmara Brasileira do Livro desenvolveu um sistema online para emissão de Declaração de Exclusividade muito mais rápido, prático e seguro.A partir de agora, a Carta de Exclusividade pode ser solicitada diretamente pelo site da Câmara Brasileira do Livro.O usuário que fizer a solicitação deve aguardar apenas que a CBL verifique e ateste a exclusividade dos títulos. Efetuado esse processo, que fica sob a responsabilidade da CBL, o usuário pode fazer o download da carta e encaminhá-la aos órgãos competentes. Muito mais rápido e econômico, o novo método dispensa o deslocamento físico, o uso de portadores etc.

O pagamento da taxa também é simples e rápido: é possível optar entre o pagamento online (Banco Itaú) ou emitir instantaneamente o boleto bancário. Este pode ser quitado em qualquer agência.Além de propiciar maior agilidade ao processo, o novo sistema é totalmente seguro. Uma de suas novidades é a substituição da assinatura manuscrita por uma sequência alfanumérica, que individualiza cada carta e permite que qualquer interessado confira sua autenticidade.

Quando o documento é autêntico, uma réplica da carta de exclusividade aparece na tela para conferência dos dados. Essa medida também dispensa o reconhecimento de firma da assinatura da carta de exclusividade, o que muitas vezes era solicitado.A verificação de autenticidade é feita pelo link

http://www.cbl.org.br/telas/servicos/default.aspx. Basta clicar em “validação” e inserir a sequência alfanumérica constante do rodapé do documento impresso.Constatada a autenticidade da declaração, a imagem do documento é disponibilizada para conferência dos títulos atestados. Se houver qualquer divergência, basta entrar em contato com a CBL. 

ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo