Notícias Regionais

94,1% das crianças em Jaraguá já foram vacinadas contra a Poliomielite

ImageJarguá do Sul – Até o último sábado (20), dia D da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite (paralisia infantil), Jaraguá do Sul já havia registrado a imunização de 8.757 crianças com idade entre zero e menores de cinco anos, que é o público alvo desta iniciativa. Este número corresponde a 94,1% do total de 9.306 habitantes jaraguaenses nesta faixa etária, sendo que 95% é a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Os pais que ainda não levaram seus filhos para tomar a vacina devem fazê-lo até sexta-feira (20), quando encerra a primeira fase deste ano da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Em Jaraguá do Sul, as doses estão disponíveis em todos os postos de saúde, no horário normal de atendimento de cada unidade.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa transmitida por um vírus o poliovírus e caracterizada pela paralisia, geralmente, dos membros inferiores. A única forma de proteção se dá através da vacina, que consiste na aplicação de duas gotinhas na língua da criança. A doença está erradicada da região das Américas, Europa e Região Ocidental, mas há países considerados pólio-endêmicos, como Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão, onde o vírus atua e se espalha rapidamente.

Para manter o Brasil sem risco da doença, é importante a participação de todos os pais, mesmo estando com a caderneta de vacina do filho em dia. A Secretaria Municipal da Saúde lembra que a vacina é um direito da criança e um dever dos pais.


Fonte:Walter Clavera (gerente de Vigilância em Saúde)
Jorge Pedroso – Jornalista

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios