Joinville – Sobe para 63 o número de focos do mosquito Aedes aegytpi registrados em Joinville. Os dados foram anunciados ao meio-dia desta segunda-feira (28) pela Secretaria da Saúde. Os focos estão espalhados em 14 bairros da cidade. A lista é liderada pelo Itaum, com 16, Boa Vista, com 14, e Zona Industrial, com oito.
A Vigilância Ambiental, responsável pelo combate ao mosquito, alerta para os cuidados para evitar proliferação e eliminação dos possíveis criadouros do mosquito. “Mesmo com a diminuição da temperatura, os cuidados precisam continuar. Nesta época do ano deve-se ter um cuidado a mais com as calhas entupidas, já que caem muitas folhas no outono”, explicou Nicoli dos Anjos, coordenadora do órgão.
Joinville possui 16 casos de dengue confirmados, todos importados e cinco casos de Febre Chikungunya, sendo quatro importados e um autóctone, ou seja, contraído dentro de Joinville. Não há registro de casos do Zika Vírus na cidade. O trabalho das equipes de combate a endemias segue em todos os bairros da cidade, com verificação de pontos estratégicos e armadilhas espalhados em vários bairros.
Os técnicos também verificam denúncias que podem ser feitas pela Ouvidoria, no site ouvidoria.joinville.sc.gov.br, que funciona 24 horas e onde podem ser anexadas até três fotos, ou também pelo telefone 156, das 8 às 18h, de segunda a sexta-feira. Há ainda a opção de baixar o aplicativo para celular “Dengue SC”, desenvolvido pelo Governo do Estado e que pode ser baixado nas lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS.
Casos 2016
Dengue: 16 (todos importados)
Chikungunya : 5 (4 importados e 1 autóctone)
Focos 2016
Itaum: 16
Boa Vista: 14
Zona Industrial: 8
Floresta: 5
Rio Bonito: 5
São Marcos: 3
Glória: 2
João Costa: 2
Nova Brasília: 2
Pirabeiraba: 2
Anita Garibaldi: 1
Boehmerwald: 1
Bucarein: 1
Costa e Silva: 1
TOTAL: 63
Raquel Tolazzi
ai/UNO