Notícias Regionais

50% das gestantes faltam à visita à maternidade em Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul – A Secretaria da Saúde está preocupada com o alto índice de falta das gestantes às visitas agendadas no Hospital e Maternidade Jaraguá, 57% das gestantes agendadas. No ano passado, de janeiro a dezembro, apenas 332 gestantes fizeram a visita para conhecer as instalações da maternidade, sendo que havia 772 agendamentos.

A visita faz parte do acompanhamento pré-natal realizado no posto de saúde e é feita todas as terças-feiras, uma semana no período da manhã e na outra, no período da tarde. “A visita à maternidade é muito importante para a gestante se sentir mais segura, conhecer o funcionamento do local onde terá o bebê, os ambientes da maternidade e ter orientações sobre o banco de leite e sobre a amamentação”, explica a coordenadora do Centro de Atenção à Mulher, Luciana Dreher Hermes, que organiza as visitas.

O agendamento acontece no segundo trimestre da gravidez por meio do posto de saúde onde é feito o pré-natal ou no Centro de Atenção à Mulher. Mesmo com dia e horário marcados, a maioria das gestantes não comparece na maternidade. O motivo é desconhecido, mas a enfermeira Sandra Lucia Isabel Silva e Silva, do Centro de Atenção à Mulher, sugere a falta de conhecimento da importância da visita e também o pouco-caso devido à gratuidade do evento.

Indo à maternidade antes do parto, a gestante conhece previamente seus direitos com relação aos quartos, a acompanhantes, ao funcionamento da triagem, da sala de parto, da UTI Neo Natal, do Banco de Leite e pode tirar suas dúvidas. “Pedimos à gestante que compareça na visita agendada à maternidade. Ela só tem a ganhar com isso. O não comparecimento pode prejudicar outra gestante que gostaria de ir e não consegue horário na agenda”, cita Luciana.

Clarissa Hammes Borba de Oliveira
ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo