Notícias Regionais

5° Encontro Folclórico da Cidade de Joinville

Joinville – Neste sábado e domingo, 11 e 12 de julho, o Grupo Folclórico Windmühler (Moinho de Vento), da Sociedade Cultural Lírica, com apoio da Promotur (Fundação de Promoção e Planejamento Turístico de Joinville) realiza o 5° Encontro Folclórico da Cidade de Joinville – 5° Windmülheball (Baile em comemoração ao 21° aniversário do grupo) e 2° Windmülhetreffen (Encontro de grupos folclóricos de diversas etnias).

O objetivo dos organizadores é iniciar um processo para resgatar, preservar e difundir a cultura das diversas etnias responsáveis pela colonização brasileira, sobretudo a alemã, relembrando os bailes típicos que ocorriam em Joinville na década de 1990. Também desejam promover uma confraternização e o intercâmbio cultural entre os folcloristas de etnias presentes, por meio da troca de experiências.

No sábado (11), das 15h às 18 horas, grupos folclóricos representantes das etnias alemã, ucraniana e polonesa, dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, se apresentam ao público no espaço cultural do Shopping Cidade das Flores. As apresentações serão gratuitas.

A programação do domingo (12)acontecerá na Sociedade Dona Francisca (Rodovia SC 301 – KM 12 – Distrito de Pirabeiraba). A manhã começa com um café a partir das 7h30. Logo após, às 9h, iniciam as Olimpíadas Folclóricas. Os folcloristas participarão das provas: do serrador – o casal deve serrar um tronco de madeira; da corrida de tamanco – o casal,
com os pés amarrados e calçando tamancos de madeira, apostam uma corrida com os demais; e a prova do tiro ao alvo com o estilingue – nas modalidades feminina e masculina.

Após o almoço colonial, buffet por R$15,00, o domingo terminará com a tradicional "Domingueira". A partir das 13h, a banda Irmãos Radoll faz a festa que continua, após às 15h, com a banda Verde Vale. O encerramento das atrações está previsto para às 20h. O ingresso para a "Domingueira" tem custo de R$ 8,00 reais.

A solidariedade estará presente no 5° Encontro Folclórico da Cidade de Joinville.Os organizadores vão arrecadar alimentos e materiais de limpeza durante o baile da "Domingueira". Os itens serão doados para o Centro de Educação Infantil Creche Missão Criança Canela, da Comunidade Canela, em Pirabeiraba.

Fonte: Assessoría de Imprensa

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo