Notícias Gerais

3ª Reunião Ordinária do Consed em Florianópolis

Formação de professores é o tema central da 3ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), marcada para os dias 1o e 2 de outubro, em Florianópolis. Durante a reunião, secretários de todos os Estados e do Distrito Federal estarão reunidos no Majestic Palace Hotel, na Avenida Beira Mar, para debater políticas educacionais, o novo Enem e Ensino Médio inovador. Outro destaque do evento será a eleição, às 14 horas do dia 2, da nova diretoria da entidade.

A solenidade de abertura ocorrerá, às 9h, com a palavra do secretário Paulo Bauer, anfitrião do evento, seguido da presidente do Consed, Maria Auxiliadora Seabra Rezende, e da vice-presidente, Maria Nilene Badeca da Costa.

Às 10 horas, o secretário da Educação de Santa Catarina fará uma apresentação sobre formação de professores e formação continuada. “Vamos destacar, nesse momento de muita importância para a educação catarinense e para todo o País o fato de nunca ter se investido tanto na formação dos nossos docentes como agora”, adianta Bauer.

A Secretaria de Estado da Educação aderiu a um projeto inédito na educação brasileira, lançado pelo Ministério da Educação, em junho de 2009, voltado exclusivamente à formação de professores da Educação Básica. A meta nacional é formar, nos próximos cinco anos, 330 mil professores que atuam na rede pública e que e ainda não são graduados em sua área. Em Santa Catarina, o objetivo é formar 30 mil educadores. A diretora de Ensino Superior da Secretaria, Mariléia Gastaldi, ressalta tratar-se “de um grande programa que prevê para o Estado a formação, em todas as áreas do conhecimento, de professores que não têm curso de licenciatura ou que queiram fazer uma segunda”.

Estão inscritos aproximadamente 4.700 candidatos para o preenchimento de duas mil vagas, oferecidas em 2009. O início das licenciaturas está previsto para o final desse segundo semestre deste ano, já que o início dos cursos não está vinculado ao ano letivo civil. As aulas serão ministradas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e universidades filiadas ao sistema ACAFE.

Um dos pontos altos da palestra do secretário Paulo Bauer será o lançamento de projeto inovador e on-line denominado “Aula Virtual: Compartilhando Informações e Qualificando as Ações Educativas”, uma proposta de inclusão da Secretaria. A iniciativa vai permitir que alunos e professores acessem em qualquer computador conectado à internet aulas sobre todas as disciplinas do Ensino Médio. Com recursos de áudio e vídeo, o material funciona tanto como reforço ao aprendizado no ensino regular quanto como preparação para o Enem e o vestibular. De acordo com a gerente de Tecnologia Dayna Maria Bortoluzzi, “é mais uma possibilidade de integrar o aluno no contexto pedagógico virtual, aproximando-o de um processo autônomo, interativo e dinâmico”.

Na quinta-feira, cinco alunos do Instituto Estadual de Educação vão demonstrar, ao vivo, o funcionamento do sistema. “Esperamos que os alunos da rede pública de ensino possam estudar no Portal da Educação, por meio das aulas virtuais, nos diversos ambientes on-line, contribuindo, assim, para o enriquecimento de sua vida pessoal, profissional e nas suas relações com o mundo do trabalho”, comentou Bauer. Para entrar neste ambiente virtual, alunos e professores devem acessar o website http://www.sed.sc.gov.br/aulavirtual e usar sua matrícula como senha de entrada.

Eleição da nova diretoria – Os integrantes da presidência, vice-presidência e junta fiscal serão eleitos pelo Fórum de Secretários de Educação, dentre seus membros efetivos, em votação direta e nominal. O Fórum é o órgão máximo do Consed, com poderes deliberativos, normativos e sendo composto por todos os integrantes do Conselho, quites com suas obrigações sociais. O mandato da presidência e da junta fiscal é de dois anos, permitida uma recondução, ao mesmo cargo, por igual período.

Consed – Tem por finalidade promover a integração das Secretarias Estaduais de Educação, visando o desenvolvimento de uma educação pública de qualidade. Dentre suas atividades estão: participar na formulação, implementação e avaliação das políticas nacionais de educação; coordenar e articular ações de interesse comum das Secretarias; promover intercâmbio de informações e de experiências nacionais e internacionais; realizar seminários, conferências, cursos e outros eventos; desenvolver programas e projetos; e articular com instâncias do governo e da sociedade civil. 

Agenda

Dia 01/10 – Quinta-Feira
9 horas – Abertura
–         Secretário de Estado da Educação de SC – Paulo Bauer
–         Presidente do Consed (em transição) – Maria Auxiliadora Seabra Rezende
–         Secretária do Mato Grosso do Sul e 2a vice-presidente do Consed, Maria Nilene Badeca da Costa
 10 horas – Apresentação da Secretaria de Estado da Educação de SC, com o secretário Paulo Bauer
10h20min – Debate
10h40min – Apresentação da pesquisa sobre formação de professores/UNESCO
Coordenadora da Fundação Carlos Chagas – Bernadete Gatti
11h40min – Debate
14 horas – Recursos e Execução do PAR, com secretário executivo do MEC, José Henrique Paim
14h40min – Debate
15 horas – Novo Enem – Presidente do Inep, Reynaldo Fernandes
15h30min – Debate
15h50min – Apresentação do uso da Internet – Educação em Direitos Humanos no Ciberespaço – Diretor de Prevenção/SaferNet Brasil – Rodrigo Nejm
16h10min – Painel – Parcerias Internacionais – Embaixada Alemã – Apresentar proposta da Missão de Secretários À Alemanha – Representante do Instituto Goeth e o conselheiro da Embaixada da Alemanha – Holger Klitzing
16h50min – Painel – Parceria Interinstitucional – Representante do Ministério do Desenvolvimento, Lúcia Modesto e o representante do MEC, André Lázaro
17h35min – Pré-Lançamento do Projeto Descobrindo Valores  – Colaborador do projeto, Maurício de Souza e o coordenador da Fazenda da Esperança, Frei Hanz.

Dia 02/10 – Sexta-Feira
9horas – Apresentação da Proposta do Consed, com Marcelo Garcia e Walkyria Dias, do Instituto Razão Social
10h30min – Devolutiva da Reunião com o Ministro da Educação sobre o Ensino Médio Inovador – Secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e 2a vice-presidente do Consed, Maria Nilene Badeca da Costa
11h10min – Apresentação da Proposta do Gerenciador Financeiro/Consed – Cláudio Rosemberg
14 horas – Eleição da nova diretoria – Presidência, Vice-Presidência da Região Nordeste, Vice-Presidência da Região Sul e Junta Fiscal.

 

Fonte: Assessoría de Imprensa

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo