Notícias Regionais

28a. Festilha – A Festa das Tradições da Ilha em São Francisco do Sul

São Francisco do Sul – Festa das Tradições da Ilha, a Festilha, tomam conta do Centro Histórico de São Francisco do Sul que comemora os seus 169 anos de elevação à categoria de cidade.

Para os quatro dias de festa, de 14 a 17 de abril, uma programação variada foi preparada. A abertura dos pavilhões será às 20h. Às 21h, será realizada a cerimônia de abertura da festa no Pavilhão Ilha Grande, no Aterro da Babitonga.

Música é destaque na Festa das Tradições da Ilha

O aniversário é da cidade, mas o público que tem prestigiado a Festilha é quem está ganhando o presente. Nesta noite, Humberto Gessinger subiu ao palco e embalou com seus sucessos o público que acompanhou o show. A estimativa é de que 10 mil pessoas tenham passado na Festilha ao longo desta sexta-feira.


Na Festa das Tradições da Ilha, há músicas para todos os gostos. Por volta das 21 horas, o repertório variado dos palcos da festa preencheram a Rua Babitonga com pop rock, no Pavilhão Ilha da Paz; samba no estacionamento do Mercado Municipal; seresta no Mercado Municipal; rock no Palco Autoral e pagode no Terminal Marítimo de Passageiros.

E no sábado tem muito mais, acompanhe a programação:

11h – Abertura dos Pavilhões e Praça de Alimentação

12h – Apresentações Musicais – Pavilhão Ilha da Paz, Ilha das Flores e Espaço do Samba


12h – Roda de Viola – Pavilhão Ilha Grande

15h – Apresentações Folclóricas – Rua Babitonga

20h – Seresta no Mercado – Mercado Municipal

20h – Panorama Cultural com Diogo Portugal – Pavilhão Ilha Grande


20h – Apresentações Musicais – Pavilhão Ilha da Paz, Ilha das Flores e Espaço do Samba

23h – Apresentações Musicais – Pavilhão Ilha da Paz, Ilha das Flores e Espaço do Samba

23h – Show Nacional Grupo Bom Gosto – Pavilhão Ilha Grande

01h – Apresentações Musicais – Pavilhão Ilha Grande


Antes mesmo dos portões da 28ª Festilha – Festa das Tradições da Ilha abrirem, já havia público na rua Babitonga aguardando para prestigiar o primeiro dia de festa. A programação iniciou com diversas apresentações musicais de artistas locais, nos pavilhões Ilha da Paz, Ilha das Flores e Espaço do Samba. Para fechar o primeiro dia de Festilha, quem subiu ao palco principal foi a dupla Hugo e Tiago, que animou o público cantando grandes sucessos da música sertaneja. De acordo com a Secretaria de Turismo, cerca de cinco mil pessoas passaram pela Festilha na noite de abertura.

O secretário de Turismo e Lazer, Guilherme Pereira, ressaltou a representatividade da festa para o município. “A Festilha evidencia exatamente todos os elementos de nossa cidade. Preparamos uma festa muito especial e estamos felizes em ver que o público compareceu e aprovou”, comenta.

A festa, que representa a cultura, tradição e patrimônio de São Francisco do Sul, segue até domingo, no Centro Histórico. Este ano, a Festillha conta com mais de 20 opções gastronômicas, atrativos artístico-culturais, artesanato e muita música local e regional. A programação também contempla atrações nacionais. Nos dias que seguem haverá show gratuito com Humberto Gessinger, na sexta-feira , Stand up com Diogo Portugal “Partiu Portugal” (Panorama Cultural/ ArcelorMittal) e grupo Bom Gosto, ambos no sábado.

A música é um dos pontos fortes da Festilha. Várias bandas da região e da cidade estão escaladas para se apresentarem nos palcos dos pavilhões Ilha Grande, Ilha da Paz, Ilha das Flores, Espaço do Samba, no Mercado Municipal e no Palco Autoral, uma das novidades deste ano. O Palco Autoral vai ficar na entrada do Clube XXIV de Janeiro e contará com apresentações de bandas francisquenses. Vinte e uma atrações se apresentarão durante os quatro dias.


Os shows nacionais também são muito esperados. A dupla sertaneja Hugo e Tiago se apresenta; na sexta-feira é a vez de Humberto Gessinger subir no palco do Aterro da Babitonga e no sábado (16) é a noite do pagode com o grupo Bom Gosto. Todos os shows estão marcados para as 23 horas. Dudu Fileti, finalista do programa da Rede Globo The Voice em 2014, também virá à Festilha e se apresenta na sexta-feira, a partir da 1h no palco do Pavilhão Ilha Grande.

Foto © Eduardo Oliveira.
Elis Regina dos Reis
ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios