Notícias Regionais

2º Fórum de Inovação de Joinville e Região

Joinville – O desenvolvimento tecnológico é um assunto tratado com atenção pela Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico (Side), que deseja melhorar a visão tecnológica para o crescimento de Joinville. Por isso, a secretaria é uma entusiasta apoiadora da 2ª edição do Fórum de Inovação de Joinville e Região (FIJ), que será realizada de 14 a 18 de setembro de 2009, no Centro de Convenções e Eventos da Universidade da Região de Joinville (Univille),campus universitário. "Será uma oportunidade em que poderemos definir um modelo de desenvolvimento tecnológico para o
município," avalia o secretário da Side, Eni Voltolini, que irá participar nos dias 16 e 17, como palestrante convidado.

O Fórum vai discutir os principais entraves e soluções para o avanço da inovação nas empresas da região de Joinville, maior centro industrial do Estado e o terceiro maior da Região Sul. A falta de uma cultura da inovação, os investimentos ainda ineficientes para micro, pequenas e médias empresas, a fragilidade do marco regulatório e a falta de interação entre universidades e empresas são apontados como os principais gargalos do setor.

O FIJ também irá marcar a implementação de um fórum permanente de inovação para a Região Norte de Santa Catarina, com a função de discutir, planejar e articular ações, além de contribuir para a organização do sistema regional de inovação. Em paralelo, está programada a 1ª Semana de Inovação
da Univille/CCT-UDESC Joinville/CEM-UFSC (1º SIN) e a Mostra de Tecnologia e Inovação.

Além Secretaria de Tecnologia Industrial do MDIC (Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio), o 2º FIJ terá a participação do Ministério do Meio Ambiente, de associações industriais, de instituições de fomento e de ciência e tecnologia e de núcleos de inovação tecnológica de várias universidades. "Queremos aproximar e promover o diálogo entre estes setores, mostrando às empresas a possibilidade de desenvolver projetos com as universidades e buscar recursos", explica Daniela de Abreu Santos, coordenadora do evento e membro do Núcleo de Inovação e Propriedade Intelectual da Univille (NIPI).

A realização do evento envolve a UFSC, Udesc, Univille e Ajorpeme (Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa). A coordenação geral do FIJ, um evento bienal, é do NIPI. Mais detalhes do encontro podem ser conferidos no site www.forumdeinovacao-sc.org.br.

Fonte: Assessoría de Imprensa

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo